“Patafísico” e “rei dos animais”: Jô Soares detonou Bolsonaro em cartas abertas

Atualizado em 5 de agosto de 2022 às 9:02
Bolsonaro e Jô Soares
Foto por: Pragmatismo Político

O humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator e músico brasileiro Jô Soares, morto na madrugada desta sexta-feira (05/08), também teve um papel importante no jornalismo. Alguns de seus últimos trabalhos de destaque foram as cartas que escreveu na Folha de S.Paulo a Jair Bolsonaro (PL).

Com elegância habitual, Jô, o gordo mais querido do Brasil, foi o autor de algumas das críticas mais ácidas e contundentes que talvez o presidente já tenha recebido.

Em uma delas, Jô chama Bolsonaro de “o rei dos animais”. “Meditei muito, passei a noite sem dormir, mas antes de apagar a luz estava começando um filme da Metro com aquele rugido característico: para mim, aquela mensagem foi decisiva. Pude finalmente dormir em paz: a sua definição é perfeita: vossa excelência é o leão. Vossa excelência é o rei dos animais!”, disse o humorista.

Em outra carta, publicou também na Folha uma mensagem ao presidente‘Carta aberta ao Ilmo. sr. Jair BolSSonaro’. Ele afirma que Bolsonaro é o primeiro presidente ‘patafísico’. Sim! Saudações! Ufano-me em dizer que VoSSa Redundância é o primeiro presidente patafísico do mundo!

Em outra ocasião, totalmente escrita em francês, língua fluente do humorista, ele ironiza a escolha de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, para embaixador do país nos EUA e ainda relembra fatos históricos nos quais ditadores nomeavam familiares despreparados para cargos públicos. “Quel idê genial de nomé vostre fils come ambassadeur”.

Em outra delas, Jô Soares comenta, no auge da pandemia, a obsessão de Bolsonaro pelo kit covid: “A ciência continua a negar a eficácia desses medicamentos contra a Covid-19. A ciência? Ora, a ciência… Que valor tem ela diante da sua imperial ignorância?”, pergunta o humorista.

Logo em seguida, o apresentador faz uma “lista de algumas moléstias que são curadas por esses medicamentos”:

Espinhela caída
Mal de sete dias
Andaço
Cobreiro
Dor de responde aqui
Quebranto
Bucho virado
Zipela
Dor de viado

Ao final, Jô lembra a Bolsonaro que “todas essas curas podem ser comprovadas no site da Titia Sobrinha. Titia Sobrinha pede pra avisar que, durante a pandemia, está benzendo via internet: tiasob.com.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link