
Uma reportagem da jornalista Clarissa Levy, da Agência Pública, revela como o aplicativo iFood contratou agências de publicidade para atacar as greves de seus entregadores. As ações criaram perfis falsos em redes sociais e páginas para divulgar fake news. Chegaram até a infiltrar um agente em uma manifestação, numa tentativa de desmobilizar o movimento.
Documentos e relatos indicam que, entre 2020 e 2021, as greves de entregadores foram monitoradas pela agência Benjamim Comunicação e depois pela Social Qi (SQi). A paralisação dos trabalhadores, em julho de 2020, ganhou repercussão nacional na época. O movimento, liderado pelo ativista Paulo Galo, ficou conhecido como “Breque dos Apps”.
Poucas horas depois, o iFood divulgou uma nota em resposta, exibida em canais de televisão. Era apenas o começo da campanha da empresa. Oito dias após a greve, foi criada a página “Não Breca Meu Trampo”, no Facebook. A página se dedicava a diminuir a mobilização, acusando o movimento de “fazer politicagem”. Ainda fez oposição a projetos de lei para regulamentar o trabalho dos entregadores.
Galo foi um dos alvos dos ataques pagos pelo iFood, segundo os documentos. Em um dos vídeos obtidos pela Pública, dois coordenadores da Benjamim Comunicação avaliam o desempenho da página “Não Breca Meu Trampo”. Eles afirmam que a página “cumpriu a missão” de enfraquecer o líder do movimento, que tinha grande popularidade na época. “A gente matou o Galo. O Galo era candidato”, diz Adriana Souza, sócia da agência.
Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=urS-GYtFWuc
LEIA MAIS:
1. Galo diz que matéria sobre ele não saiu na Piauí por pressão do iFood
2. Trabalhadores do iFood, Uber e 99 fazem greves unificadas por melhores condições de trabalho
3. Racismo: “Mandem um entregador branco”, escreve cliente do iFood
iFood contratou outra agência para sabotar greve

Os documentos indicam ainda que, em janeiro de 2021, o iFood contratou outra agência especializada em monitoramento e marketing digital. A SQi entrou como um braço da Benjamim no projeto, passando a administrar a página “Não Breca Meu Trampo”. A empresa também criou outras páginas e usuários falsos no Facebook e Twitter.
O conjunto de temas e formatos das postagens se ampliou com a entrada da SQi. Em 19 de janeiro de 2021, a agência lançou uma nova página, focada em memes: a “Garfo na Caveira” postava piadas com temas de interesse dos entregadores e enaltecia o trabalho de entrega via aplicativos, no Facebook e Instagram.
Com 181 novos posts criados, as páginas “Não Breca Meu Trampo” e “Garfo na Caveira” teriam alcançado 3,16 milhões de pessoas em junho de 2021. A informação consta em um relatório semestral apresentado pela SQi para os clientes.
Leia aqui a reportagem completa da Agência Pública