URGENTE: Paulo Guedes é convocado por ampla maioria da Câmara para explicar offshore

Atualizado em 6 de outubro de 2021 às 17:05
Veja o Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes — FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Paulo Guedes foi convocado por ampla maioria da Câmara dos Deputados para explicar as contas offshore. A empresa do ministro da Economia apareceu em uma série de reportagens do Pandora Papers.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO – Randolfe chama Marcos Rogério de “palhaço” por proteger Barros

2 – Zuckerberg, dono do Facebook, nega que a empresa tenha priorizado lucro em vez de segurança

3 – Audiência do caso Henry começa com bate-boca e juíza interfere: “Não vai virar circo”

Como votaram?

310 parlamentares votaram pelo Sim, querendo a convocação de Guedes.

142 parlamentares votaram pelo não.

A deputada Fernanda Melchionna, do PSOL, comentou no Twitter:

“Base governista DERROTADA! PAULO GUEDES acaba de ser CONVOCADO para comparecer ao plenário da Câmara. Ele precisa explicar o lucro milionário em rendimentos no Caribe a custo da desvalorização do real e alta do dólar. Tudo isso enquanto o povo com fome está na fila do osso!”

Offshore de Guedes

Em 24 de setembro de 2014, com o mercado financeiro cada vez mais agitado diante da iminência da reeleição de Dilma Rousseff (PT), o Banco Central interveio para conter a alta do dólar.

No dia seguinte, o economista Paulo Guedes, então sócio da Bozano Investimentos, uma gestora de recursos, tomou uma providência para manter parte da sua fortuna longe das turbulências da economia brasileira: fundou a Dreadnoughts International, uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal no Caribe.

Nos meses seguintes, ele aportaria US$ 9,54 milhões — o equivalente, hoje, a mais de R$ 50 milhões — na conta da offshore, numa agência do banco Crédit Suisse, em Nova York.