PDT anuncia apoio a Lula no 2º turno e diz que Ciro endossa decisão

Atualizado em 4 de outubro de 2022 às 15:20
Ciro Gomes ao lado de Lula
Lula e Ciro Gomes. Foto: Ricardo Stuckert

Nesta terça-feira (4), o PDT anunciou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. O anúncio veio após reunião da Executiva do partido, realizada de forma virtual e presencial nesta terça na sede do partido, em Brasília.

O comunicado acontece após a campanha do petista incorporar três propostas de Ciro Gomes, que terminou em quarto lugar nas eleições de 2022: o programa que prevê zerar dívidas do SPC, o plano de renda mínima e um projeto de educação em tempo integral.

Na seqüência, Ciro gravou um “pronunciamento” em que endossa a decisão, mas ataca Lula e o PT.

“Frente às circunstâncias, é a última saída”, diz, lamentando que a “trilha democrática tenha afunilado a tal ponto que resta aos brasileiros uma opção, a meu ver, insatisfatória.”

“Não acredito que a democracia esteja em risco nesse embate eleitoral, mas sim no seu absoluto fracasso na nossa democracia de construir um ambiente de oportunidades que enfrente a mais massiva crise social e econômica que humilha a esmagadora maioria do nosso povo”, afirma.

Além do PDT, Cidadania e PSDB, que estiveram ao lado de Simone Tebet (MDB) no primeiro turno da eleição presidencial, devem definir nesta terça se apoiam Lula, Bolsonaro ou se seguem neutros.

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições. Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões de votos (43,2%). Ciro terminou a corrida com 3,04% dos votos, atrás de Simone Tebet (MDB), que teve 4,16%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.