PDT anuncia apoio a Lula no 2º turno e diz que Ciro endossa decisão

Atualizado em 4 de outubro de 2022 às 15:20
Ciro Gomes ao lado de Lula
Lula e Ciro Gomes. Foto: Ricardo Stuckert

Nesta terça-feira (4), o PDT anunciou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. O anúncio veio após reunião da Executiva do partido, realizada de forma virtual e presencial nesta terça na sede do partido, em Brasília.

O comunicado acontece após a campanha do petista incorporar três propostas de Ciro Gomes, que terminou em quarto lugar nas eleições de 2022: o programa que prevê zerar dívidas do SPC, o plano de renda mínima e um projeto de educação em tempo integral.

Na seqüência, Ciro gravou um “pronunciamento” em que endossa a decisão, mas ataca Lula e o PT.

“Frente às circunstâncias, é a última saída”, diz, lamentando que a “trilha democrática tenha afunilado a tal ponto que resta aos brasileiros uma opção, a meu ver, insatisfatória.”

“Não acredito que a democracia esteja em risco nesse embate eleitoral, mas sim no seu absoluto fracasso na nossa democracia de construir um ambiente de oportunidades que enfrente a mais massiva crise social e econômica que humilha a esmagadora maioria do nosso povo”, afirma.

Além do PDT, Cidadania e PSDB, que estiveram ao lado de Simone Tebet (MDB) no primeiro turno da eleição presidencial, devem definir nesta terça se apoiam Lula, Bolsonaro ou se seguem neutros.

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições. Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões de votos (43,2%). Ciro terminou a corrida com 3,04% dos votos, atrás de Simone Tebet (MDB), que teve 4,16%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link