Neymar foi às redes sociais nesta sexta-feira (31) para rebater críticas e esclarecer a ligação dos seus empreendimentos em praias do Nordeste com a chamada “PEC da privatização das praias”. O jogador também trocou farpas com a atriz Luana Piovani, que se mostrou incomodada com a notícia da parceria do atleta no projeto.
A polêmica gira em torno de um projeto que visa transformar um trecho de 100 km do litoral nordestino no “Caribe brasileiro”. A ideia de Neymar, em parceria com a incorporadora Due, é construir 28 imóveis de alto padrão entre os litorais Sul de Pernambuco e Norte de Alagoas.
Vale destacar que o empreendimento, cujo faturamento pode chegar a R$ 7,5 bilhões, é alvo de críticas de ambientalistas que se opõem à proposta em discussão no Senado.
Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira, a NR Sports reiterou um texto da incorporadora, destacando que as obras seguem “as mais rigorosas leis de proteção ambiental”. Tanto a Due quanto Neymar afirmam que as acusações são levianas.
No comunicado, a Due informou “reforçar publicamente que a responsabilidade ambiental e social são valores imutáveis” dentro da empresa e nos seus projetos. “Cumprimos as mais rigorosas leis de proteção ambiental, e realizamos projetos próprios de preservação do meio ambiente”, completou.
“Nossos empreendimentos não sofrerão qualquer impacto, seja positivo ou negativo, com a PEC 3/2022, como levianamente imputado por algumas pessoas em seus canais de mídia social e replicado em alguns canais de comunicação.”
Ver essa foto no Instagram
No vídeo publicado em 18 de maio, Neymar disse: “Estou junto com a Due na criação da rota Due caribe brasileiro. Vamos transformar o litoral nordestino e trazer muito desenvolvimento social e econômico para a região. Em breve, mais novidades”.
Ver essa foto no Instagram
O comunicado esclarece que não há conexão entre o projeto no Nordeste e a PEC, e que sua aprovação “não refletirá em nada nos imóveis de sua propriedade”. A defesa de Neymar afirma que “a relevância desse tema cabe ao Congresso Nacional e aos especialistas”.
Já na nota oficial do jogador, divulgada hoje, diz que a atriz agiu “de forma oportunista, leviana, desproporcional e irresponsável”, tentando “associar sua imagem (Neymar) a um tema polêmico”, e complementa: “Atacou sem propósito, criando conjecturas e elocubrações, inclusive com ataques pessoais e reputacionais”.