A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê o fim da escala 6×1 ganhou o apoio do PT seis meses após ser apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).
Até o último domingo (10), 40 dos 68 deputados do PT assinaram o texto. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), declarou nesta segunda-feira (11) seu apoio a PEC.
O PSOL, PCdoB e PDT estão entre os partidos com mais representantes que já manifestaram apoio à PEC. Apenas dois deputados do PSB assinaram o documento.
A proposta ainda enfrenta resistência entre os parlamentares da direita.
No PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, apenas um deputado assinou a proposta. Nas redes sociais, Fernando Rodolfo disse que o “interesse do povo deve estar acima dos interesses dos partidos”.
Apesar de enfrentar resistência na Câmara dos Deputados, a PEC já conta com mais de 1,6 milhão de assinaturas em uma petição online. A iniciativa foi lançada pelo vereador eleito e criador do movimento VAT (Vida Além do Trabalho), Rick Azevedo (PSOL-RJ).
Caso vá à votação, PEC precisa de 308 votos na Câmara para ser aprovada. No Senado, a proposta requer o apoio de 49 senadores. Se for aprovada em ambas as casas, a nova regra entrará em vigor em até 360 dias.