“Peça-chave”: Minuta do golpe pode tornar Bolsonaro inelegível, dizem ministros do TSE

Atualizado em 20 de março de 2023 às 6:52
Jair Bolsonaro – Foto: Joe Raedle

A minuta do golpe, encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, é considerada “peça-chave” no processo que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com informações da colunista Bela Megale, do jornal O Globo, três magistrados destacaram o grande potencial que a minuta tem para ser usada na ação como a prova que materializa a intenção que o ex-capitão propagou na reunião com embaixadores de questionar as urnas e não respeitar o resultado das eleições.

A avaliação de ministros da corte é que, com essa prova, a ação sobre a reunião com os embaixadores ganhou força para condenar o ex-mandatário e torná-lo inelegível. Vale destacar que esse processo, entre os 17 que miram Bolsonaro no TSE, é o mais adiantado, porém, o mais longo.

Jair Bolsonaro – Foto: Joe Raedle

Em julho do ano passado, o ex-presidente disse, durante um encontro com representantes de cerca de 40 países, que seu governo estaria empenhado em apresentar uma “saída” para as eleições de 2022, e questionou novamente sistema eleitoral brasileiro.

Em janeiro deste ano, a Polícia Federal (PF) encontrou a chamada minuta golpista na residência de Anderson Torres. O documento sugeria ao ex-chefe do Executivo uma intervenção no TSE e tinha como principal objetivo interferir diretamente no resultado das eleições.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link