Pedido de Bolsonaro por anistia vira piada no Planalto. Por Leonardo Sakamoto

Atualizado em 27 de fevereiro de 2024 às 22:12
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante ato na Avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Taba Benedicto/Estadão Conteúdo

Jair Bolsonaro virou motivo de chacota dentro do Palácio do Planalto pelo pedido de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8/1, revelou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News desta terça (27).

“Dentro do Planalto, fala-se muito da questão da anistia. Virou até uma certa piada interna. Ficou muito claro que a anistia era para ele [Bolsonaro], e não para quem está preso na Papuda ou na Colmeia”, revelou.

Bolsonaro e o bolsonarismo continuam com uma megaforça. Isso o governo do PT não nega. Mas não só eles como muitos no Ministério da Justiça acham que isso não vai influenciar as investigações da Polícia Federal e muito menos o julgamento do pessoal no STF. Pelo contrário: isso mostra um ‘risco Bolsonaro’ para a democracia brasileira caso ele não seja freado pelos crimes que cometeu.

Sakamoto ressaltou, porém, que o governo avaliou o ato na Paulista como uma “demonstração de força” de Bolsonaro, o que gera certa preocupação para as eleições municipais deste ano.

“Há a questão eleitoral, e isso preocupa de verdade o PT e o governo de uma maneira geral. Eles não vão reconhecer isso publicamente, mas significa que a força eleitoral do bolsonarismo continua muito grande. Nos locais onde o bolsonarismo ‘raiz’ ainda é muito forte, quem colar no Bolsonaro deve ter uma boa votação em 2024”, disse Leonardo.

“Para o bolsonarismo, o Senado é importante. Eles querem eleger uma bancada grande para influenciar no STF a partir de 2027, sabendo que Bolsonaro não estará eleito. Ninguém [no governo] viu como uma surpresa, mas uma constatação de que a força eleitoral do bolsonarismo continua muito forte. Isso será levado em consideração para os planos em outubro”, acrescentou.

Publicado no UOL

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link