Pedro Cardoso: “Não compreendo como Vera Magalhães achou que Moro faria algo decente servindo a Bolsonaro”

Atualizado em 12 de junho de 2021 às 17:21
Reprodução

O ator Pedro Cardoso foi às redes sociais, compartilhar uma nota e um vídeo, nesta sexta-feira (11), de Vera Magalhães sobre o ex-ministro Sergio moro.

“Não compreendo como Vera Magalhães achou que Moro faria algo decente servindo a Bolsonaro”, escreveu ele no Instagram.

Confira a nota na íntegra abaixo:

Bom dia. Volto a Vera Magalhães, não porque tenha interesse especial nela; mas pela mágoa que tantas pessoas manifestam sempre que a menciono. Tamanho ressentimento me fez procurar por publicações antigas dela, uma vez que eu não a conhecia até muito recentemente.

Estou longe de conhecer tudo o que Vera disse, ela é uma pessoa muito atuante, e não posso emitir uma opinião precisa – o que me custaria conhece-la muito melhor – mas Vera, como tantos, andou, por ex., acreditando em Moro e conseguiu ter até esperança de que ele faria alguma coisa relevante – segundo visão dela – na pasta da justiça.

Não sei o que Vera pensa hoje sobre Sérgio depois de revelada a desonestidade com que ele agiu contra Lula; nem posso compreender como Vera pôde sonhar que Moro, servindo a Bolsonaro, poderia fazer algo de decente. Ela então não sabia na época que o messias militar era o fascista que ele sempre foi? Esse talvez seja o ponto que motiva tamanha desaprovação a Vera, e a outros engajados em oposição severa ao petismo, como Carlos Andreazza, Merval, Mirian Leitão etc. apesar de eles hoje combaterem Jair com igual empenho.

Defender-se-ão eles acusando uns e outros dos mesmos crimes. Eu creio que não é nem de longe verdade! Acho que o Brasil merece outra política, alguma na qual o poder permaneça com a população, e não com os políticos. Mas isso é para um futuro que está além do horizonte. Por agora, é preciso juntar forças para conter o assalto final ao estado que a re-eleição de Messias possibilitará aos fascistas brasileiros.

Quem se oponha ao fascismo, ainda que tenha até combatido o petismo deslealmente, ou até ainda, desonestamente, é um aliado meu nessa hora. Não os perdoarei a possível desonestidade assim como não perdôo a desonestidade do petismo; mas do mesmo modo que aceito o petismo como força política legítima contra o fascismo, aceito Vera e outros como aliados para o momento.

O antipetismo é, a meu ver, tão delirante qto o próprio petismo que combate. O PT é, a meu ver, o melhor ainda tão ruim que nos aconteceu. Idolatra-lo ou odia-lo é uma imaturidade perigosa. Mas a hora agora é de união pelo mínimo acordo democrático fundamental. Eu penso que é.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Pedro Cardoso (@pedrocardosoeumesmo)