“Peguei um trabalhinho e não imaginei”, diz autor de estudo golpista do PL sobre urnas

Atualizado em 22 de novembro de 2022 às 21:02
Carlos Rocha, autor de relatório usado pelo PL para pedir anulação do segundo turno. Foto: Reprodução

Carlos Rocha, autor do relatório do Partido Liberal sobre as urnas eletrônicas, diz que não falou sobre “votos” no documento, mas do mau funcionamento dos equipamentos. O estudo foi usado por Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e Marcelo Bessa, advogado da sigla, para pedir anulação de urnas usadas no segundo turno da eleição.

“Eu não falei de votos”, afirmou o engenheiro eletrônico ao UOL Notícias. “A minha análise é técnica. A urna funcionou bem? Era o objetivo. Ou tem indício de mau funcionamento? Tem indício de mau funcionamento”, prosseguiu. Ele é presidente do IVL (Instituto Voto Legal), empresa contratada pelo PL para fazer o documento.

Segundo o relatório entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o suposto erro no log das urnas (registros dos equipamentos) teria prejudicado Jair Bolsonaro, que perdeu para Lula no segundo turno. O documento pede ao tribunal para que sejam anulados os votos registrados em 279 urnas, ou seja, 59% do total.

Alexandre de Moraes, presidente do TSE, pediu ao PL para que também peça a nulidade do primeiro turno das eleições, já que as urnas foram as mesmas usadas na segunda etapa da disputa.  Questionado se o relatório poderia influenciar a eleição para governador, senador e deputado federal, Rocha respondeu:

“Posição difícil. Peguei um trabalhinho e não imaginei que iria tão… Aí, você pergunta: ‘Por que não compara isso com aquilo?’ Porque existe uma técnica. É como calibrar um pneu. Por que você não troca pneu com chave de fenda? Porque você precisa usar uma chave de roda”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link