Pela porta dos fundos: Nancy Pelosi quer saída de Trump da Casa Branca ou impeachment já

Atualizado em 7 de janeiro de 2021 às 17:21
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos EUA. Imagem: reprodução

É certo que diversas autoridades americanas, entre elas o ex-presidente George Bush, do partido Republicano, definiram a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, nesta quarta, 6, como uma quartelada digna de ‘república de bananas’.

Nem o vice-presidente do país, Mike Pence, endossou a invasão.

O resultado é que o gesto de Trump, de incentivar seus apoiadores, colocando em dúvida o resultado das eleições sem provas, terá consequências.

A principal está sendo gestada na Câmara dos Deputados.

A presidente da Casa, Nancy Pelosi, acaba de pedir a saída imediata de Donald Trump do cargo de presidente.

Nancy pede que a 25ª Emenda seja acionada. A 25ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos trata da sucessão à Presidência, estabelecendo procedimentos para preencher a vaga de Presidente por incapacidade.

O presidente eleito, Joe Biden, toma posse em 20 de janeiro, daqui 13 dias portanto.

Nem isso foi suficiente para demover os congressistas de punir a irresponsabilidade de Trump de por em dúvida o resultado das eleições sem provas, e especialmente incitar a população a invadir e vandalizar o Congresso.

Nancy Pelosi está determinada na sua intenção.

Disse que se a 25ª Emenda à Constituição não for efetivada, “o Congresso estará preparado para avançar com o impeachment”.

“Eu me uno ao líder da minoria do Senado ao pedir ao vice-presidente que remova este presidente invocando imediatamente a emenda 25. Se o vice-presidente e o gabinete não agirem, o Congresso pode estar preparado para avançar com o impeachment”, disse Nancy Pelosi. “Mesmo sabendo que faltam 13 dias para o fim do governo, qualquer dia a mais é um dia de terror para os Estados Unidos”.

Trump brincou de governar por 4 anos, diminuiu os Estados Unidos diante do mundo e, na hora de ir embora, invés de sair de cabeça erguida, optou por colocar fogo no circo.

Vai sair pela porta dos fundos.