Pelé não responde mais à quimioterapia; metástase atinge intestino, pulmão e fígado

Atualizado em 3 de dezembro de 2022 às 8:59
Pelé com expressão pensativa, olhando para o lado e com a mão no rosto
Reprodução/Instagram

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, está internado desde a última terça-feira (29) no Hospital Israelita Albert Einstein, e seu organismo não está respondendo ao tratamento quimioterápico que vem fazendo desde setembro do ano passado, quando foi operado de um câncer de intestino. No início deste ano, foram diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o rei do futebol está em cuidados paliativos exclusivos, o que significa que a quimioterapia foi suspensa e que ele segue recebendo apenas medidas de conforto, para aliviar dor e falta de ar, por exemplo, sem que ele precise ser submetido a terapias invasivas.

Esse tipo de cuidado paliativo é indicado a todos os pacientes com doenças ou condições progressivas e potencialmente mortais. Já as medidas, dependem dos sintomas, da funcionalidade e do prognóstico de cada paciente.

Conforme antecipado pela ESPN, Pelé chegou ao hospital da capital paulista com um quadro de anasarca, que é um inchaço generalizado, síndrome edemigêmica (edema generalizado) e insuficiência cardíaca descompensada.

Na tarde desta sexta-feira (2), o Hospital Israelita Albert Einstein divulgou nota informando que Pelé foi diagnosticado com infecção respiratória, dias depois de ser internado para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de colón descoberto em setembro de 2021.

O comunicado assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista, o oncologista Rene Gansl e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico do Einstein, ainda diz que a infecção está sendo tratada com antibióticos e que o ex-jogador continuará sob cuidados médicos na unidade: “A resposta tem sido adequada e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link