Pelourinho se enfeita para receber público de festa literária em Salvador

Atualizado em 10 de agosto de 2023 às 15:52
Pelourinho. Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

O Pelourinho vai receber a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), evento com extensa programação e totalmente gratuito que ocupará ruas, museus, restaurantes e largos. Seis escritores internacionais, 140 baianos e outros de diversos estados brasileiros também participarão, entre eles o escritor moçambicano Mia Couto e a escritora brasileira Eliana Alves Cruz, vencedora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Contos, pelo livro “A Vestida”. Nesta edição, que acontece de 9 a 13 de agosto, a Flipelô homenageia Mãe Stella de Oxóssi, uma das maiores escritoras e Ialorixás do Brasil, tendo ocupado a cadeira de número 33 da Academia Brasileira de Letras, ocupada anteriormente pelo poeta Castro Alves.

Os Largos do Pelourinho não ficam de fora dessa festa da literatura. No Largo Tereza Batista, a Vila Literária reunirá receberá mais de 60 autores e estudiosos da literatura independente, além das editoras baianas Mormaço e Trem-Fantasma. Na programação, tem lançamentos de livros, zines e revistas; exposição e vendas de livros; sarau e performance; contação de histórias infanto-juvenil; bate-papo sobre a produção literária nas escolas e conversas sobre produções literárias com um olhar especial aos temas sobre mulheres, questões raciais e LGBTQIA+. A curadoria é do produtor e escritor Deko Lipe.

E no domingo (13), último dia de evento, o Largo Quincas Berro D’ Água vai receber a banda dos Agentes do Metrô, que tocará com o Ilê Aiyê, a partir das 15h, com entrada gratuita. Confira programação completa no final do texto.

Na sexta-feira (11), o Largo Tereza Batista traz o samba do Viola de Marujo para animar o público com seus sucessos como as canções “Redinha do Amor” e “Eu vou jogar”. O show começa às 18h e a entrada é gratuito. Já no Largo Quincas Berro D’ Água, é o arrocha que embala a noite dançante com a cantora Giselle Café, a partir das 20h, também gratuito.

No sábado (12), as rimas e a atitude do rap estarão presentes no Largo Pedro Archanjo com o evento Licença para Chegar, reunindo nomes como Vietnã, Saymon Contreira, Don Hadji, 16 Beats, Nois Por Nois e Janaina Noblat. A apresentação começa às 17h, com ingressos no valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Enquanto isso, no Largo Quincas Berro D’ Água, a galera do pagode se reúne para o show de Aila Menezes, às 19h, com acesso gratuito.

E no domingo (13), o Largo Quincas Berro D’ Água recebe os fãs de rock para o show do cantor Rafa Luz, que homenageia o eterno Raul Seixas, cantando o melhor da vasta carreira de sucessos do Maluco Beleza. O show começa a partir das 16h e a entrada é gratuita.

Com informações da Ascom/Secult

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link