“Pente fino’: Novo PGR não será “amigo do Lula, mas sim do país”, diz presidente

Atualizado em 1 de agosto de 2023 às 9:59
Presidente Lula. (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a escolha do novo procurador-geral da República (PGR) é “problema dele”, e que ouvirá pessoas de sua confiança para definir o sucessor de Augusto Aras. As declarações ocorreram nesta terça-feira (1), durante live semanal “Conversa com o Presidente”, transmitida ao vivo no canal do governo pelo YouTube.

“Vou escolher com mais critério, com mais pente fino para não cometer um erro. Não quero escolher alguém que seja amigo do Lula. Eu quero escolher alguém que seja amigo desse país, alguém que goste desse país, alguém que não faça denúncia falsa”, disse.

“As pessoas já estão preocupadas com Procuradoria-Geral da República, com novo membro da Suprema Corte. Ninguém nesse país tem mais experiência de escolher procurador do que eu, já escolhi três”, afirmou. “Vou escolher no momento certo, na hora certa, vou ouvir muita gente. […] Vou discutir se é homem, se é mulher, se é preto, se é branco, tudo isso é um problema meu, que tá dentro da minha cabeça. E quando eu tiver um nome, eu indico, simples assim.”

Na live, Lula também comentou sobre as falas da oposição que constantemente atribui o sucesso das políticas do petista a “sorte”. Para o atual mandatário, não é ele que tem sorte, mas sim “o povo brasileiro que teve a sorte de ter escolhido a democracia nas últimas eleições”.

“As pessoas falam “o Lula tem sorte”. Esse país precisa de sorte. E é o povo brasileiro que teve a sorte de ter escolhido a democracia nas últimas eleições. De ter escolhido o projeto que quer combater a desigualdade”, disse.

Acompanhe a seguir a transmissão ao vivo da live “Conversa com o Presidente”:

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link