
A percepção da população sobre o noticiário envolvendo o governo Lula apresentou melhora em setembro, segundo a pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada nesta quinta (25). O levantamento ouviu 2.500 pessoas entre os dias 19 e 22 do mês, em todas as regiões do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.
De acordo com os dados, 38% dos entrevistados avaliaram que as notícias recentes foram mais favoráveis ao governo. Já 35% consideraram que a cobertura foi mais desfavorável. Outros 19% disseram que as informações foram neutras, enquanto 7% não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento também investigou quais notícias os brasileiros mais acompanharam sobre a atual gestão. O “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi lembrado por 9% dos entrevistados, enquanto o caso do INSS apareceu com 5%.
O posicionamento de Lula sobre o tarifaço e sua rejeição à chamada “PEC da blindagem” tiveram 4% cada. Entre os temas sociais, o vale-gás foi citado por 3% dos ouvidos.

Os programas, a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, a redução do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a queda do desemprego e a área da saúde foram mencionados por 1% a 2% dos entrevistados.
Assuntos como inflação, Bolsa Família, novos acordos comerciais, investimentos em energia solar, a COP30, conta de luz, educação e o Minha Casa Minha Vida foram mencionados por menos de 1%. A pesquisa destacou que 64% dos entrevistados não conseguiram citar espontaneamente nenhuma notícia sobre o governo no período.
O Ipespe observou ainda que o levantamento foi feito antes de dois acontecimentos políticos de grande repercussão: as manifestações do último domingo (21) e o discurso de Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Os episódios não impactaram os resultados da pesquisa.