“Perdemos uma batalha, mas não saímos do campo de luta”, diz Glauber após ter recurso rejeitado na CCJ

Atualizado em 29 de abril de 2025 às 23:28
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) de perfil, com as mãos no rosto e expressão de preocupação
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) – Reprodução/Agência Brasil

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) usou as redes sociais para se pronunciar na noite desta terça-feira (29), após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitar, por 44 votos a 22, o recurso apresentado por ele contra a tramitação do processo de cassação de mandato no Conselho de Ética. Com a decisão, o caso será analisado pelo plenário da Câmara, com previsão de votação em até 60 dias.

“Nosso recurso foi rejeitado na CCJ e a matéria agora segue para o plenário. Perdemos uma batalha, mas não saímos do campo de luta. Não vão nos calar. Vou sustentar nossa defesa com firmeza, apresentar todas as razões que nos movem e seguir mobilizando com força! Seguimos firmes”, prometeu o parlamentar.

Já em vídeo, o psolista acrescentou: “Tô firme. Eu não tenho como deixar de agradecer profundamente a solidariedade de vocês, que tem sido fundamental pra gente enfrentar esse processo. Vou agora percorrer os 26 estados brasileiros, sustentando a defesa, apresentando as nossas razões, mobilizando a luta”.

De acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), há um acordo para que o processo seja incluído na pauta do plenário dentro do prazo estipulado. Para que a cassação seja aprovada, são necessários pelo menos 257 votos favoráveis dos deputados.

Relatório na CCJ foi contrário ao recurso de Glauber

O relator na CCJ, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), defendeu a rejeição do recurso, argumentando que as alegações da defesa de Glauber Braga tratam de mérito e não de questões processuais. Segundo ele, não cabe à comissão discutir a dosimetria da pena, mas apenas avaliar se o Conselho de Ética respeitou a Constituição Federal e as normas regimentais.

A análise do relatório durou cerca de sete horas. Manente reforçou que a CCJ não deve interferir no conteúdo das sanções, mas sim verificar se os procedimentos legais foram seguidos corretamente.

Entenda a acusação contra Glauber Braga

O processo de cassação foi iniciado a partir de uma representação feita pelo Partido Novo, que acusa o psolista de agredir fisicamente um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) durante uma confusão no Congresso Nacional em 2024. Segundo a denúncia, o deputado teria empurrado, expulsado e até chutado o homem.

Glauber afirma que reagiu após ouvir ofensas direcionadas à sua mãe e que foi provocado pelo mesmo indivíduo em outras ocasiões. A defesa alega que o parlamentar agiu em legítima defesa.

Defesa alega perseguição política e desproporcionalidade da pena

O advogado de Glauber, André Maimoni, argumentou que há desproporcionalidade na pena de cassação. Ele afirmou que a decisão desrespeita os princípios da Constituição e que a penalidade não condiz com os fatos apresentados.

O recurso da defesa questionou ainda:

  • Validade da ação original no Conselho de Ética;
  • Suspeição do relator no Conselho, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA);
  • Supostas violações às normas internas da Câmara;
  • Ausência de isonomia em relação a outros casos;
  • Alegado cerceamento de defesa;
  • Perseguição política e desvio de finalidade;
  • Alegação de que os atos de Glauber estariam protegidos pela imunidade parlamentar.

O que acontece se Glauber Braga for cassado?

Se o plenário aprovar a cassação, Glauber Braga perderá o mandato e poderá ficar inelegível por oito anos com base na Lei da Ficha Limpa. Atualmente, ele exerce seu quarto mandato consecutivo como deputado federal pelo Rio de Janeiro, tendo assumido a primeira vez como suplente em 2009.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.