Perigo: Inmet faz alerta de tempestades para o fim de semana; veja áreas de risco

Atualizado em 20 de janeiro de 2024 às 10:02
Temporal deixou estragos em Porto Alegre na última quinta-feira (18). Foto: reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade abrangendo diversas regiões do Brasil, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, há previsão de chuvas intensas em uma faixa que se estende do Mato Grosso ao norte do Amazonas, passando por Rondônia.

As áreas mencionadas enfrentarão chuvas de até 60 mm/h e ventos atingindo até 100 km/h, com possíveis consequências como corte de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. O Inmet alerta ainda para a possibilidade de queda de granizo nas regiões Sudeste e Sul.

As capitais do Rio de Janeiro e São Paulo terão um sábado com chuvas significativas. No Rio, as chuvas começam leves e isoladas pela manhã, intensificando-se com trovoadas à tarde e à noite, com temperaturas variando entre 23 °C e 34 °C. Já São Paulo terá um dia mais frio, com temperaturas entre 28 °C e 21 °C, e chuvas isoladas ao longo do dia.

Minas Gerais, em especial o sul do estado até Belo Horizonte, enfrentará pancadas isoladas de chuva, com possibilidade de trovoadas à tarde e noite, e variação de temperatura entre 20 °C e 31 °C.

Em Curitiba, Paraná, está prevista chuva isolada durante o dia, com possibilidade de trovoadas à tarde, e temperaturas variando entre 20 °C e 27 °C. Florianópolis, Santa Catarina, também terá chuva ao longo do dia, com pancadas mais fortes de manhã e à tarde.

No Rio Grande do Sul, o alerta de tempestade abrange a porção noroeste do estado. Porto Alegre será poupada das chuvas mais intensas, mas enfrentará garoa constante, com temperaturas entre 22 °C e 28 °C.

Inmet envia alerta laranja de tempestades no Sul e Sudeste. Reprodução Inmet

O Norte e Centro-Oeste também devem ser atingidos pelas chuvas, principalmente nas capitais Manaus, Cuiabá e Porto Velho. A capital da Rondônia será impactada por pancadas de chuva isoladas com trovoadas ao longo do dia inteiro e temperaturas entre 30 °C e 23 °C.

Já o calor de Manaus atingirá máxima de 34 °C e mínima de 25 °C, além de ter um dia com pancadas de chuva. Já Cuiabá acordará com chuvas fracas, que ficarão mais fortes ao longo do dia. A máxima é de 37 °C e a mínima é de 28 °C.

Ainda no Centro-Oeste, Brasília começará o sábado sem chuva, mas terá pancadas isoladas à tarde e à noite. Os termômetros da capital do Brasil registrarão temperaturas entre 31 °C e 19 °C.

Estados do Norte também estão em alerta laranja. Inmet
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link