
Recebo com muito alívio a notícia de que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) finalmente foi presa pela Justiça italiana, em Roma, nesta terça-feira (29). É meio surreal, já que ela move um processo contra mim por um texto opinativo postado no Diário do Centro do Mundo (DCM), e não posso falar tudo o que estou sentindo no momento.
Mas digo que é um grande alento vê-la sendo punida por um dos crimes que cometeu — no caso, a invasão dos sistemas do CNJ.
Zambelli está condenada a dez anos de prisão pelo caso da invasão ao Sistema Nacional de Justiça (SNJ), e o Supremo Tribunal Federal (STF) já formou maioria para condená-la no episódio dantesco em que ela correu atrás de mim com uma arma na mão, na véspera do segundo turno das eleições de 2022.
Desde aquele momento, eu mesmo fiquei com medo de ser a pessoa a ser presa. Nisso, agradeço muito à minha equipe de advogados, que frisou desde o início que eu era uma vítima naquele caso — não um criminoso. Algo que a sociedade muitas vezes impõe às pessoas pretas, como ela mesma deixou claro naquele fatídico dia ao dizer que “o PT mandou um homem negro me atacar”, o que era uma completa inverdade.
Daquele dia em diante, convivo com o agravamento dos meus problemas de depressão, o aumento das minhas crises de ansiedade e um sentimento interno de culpa que não mereço, mas que infelizmente acabo sentindo — intensificado pelo processo que ela move contra mim e que me causou ainda mais traumas.
Ela não encontrou no governo italiano o abrigo que esperava, e nisso agradeço também ao deputado italiano Angelo Bonelli, do Partido Verde, que além de destacar o crime pelo qual ela já foi condenada no STF, mencionou o ataque covarde dela contra mim naquele 29 de outubro de 2022.
Espero que, agora, o julgamento no STF — que já confirmou maioria pela condenação dela por aquele fato — seja finalmente concluído, para que eu possa caminhar em paz após sofrer, nas mãos dela, um dos piores traumas da minha vida.
Carla #Zambelli e’ in una casa a Roma. Ho comunicato alla polizia l’indirizzo ed in questo momento la polizia ha identificato Zambelli.
Carla Zambelli está em um apartamento, em Roma. Forneci o endereço à polícia, neste momento a polizia esta identificando Zambelli. pic.twitter.com/UWDg3j7Hen— Angelo Bonelli (@AngeloBonelli1) July 29, 2025