
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP) atingiram os piores índices de imagem entre os líderes políticos avaliados na nova pesquisa Atlas Intel, divulgada na terça (8).
A rejeição a ambos chega a patamares extremos: 74% dos brasileiros têm imagem negativa de Hugo Motta e 75% de Alcolumbre. Apenas 4% e 3%, respectivamente, disseram ter imagem positiva dos dois. O restante declarou não saber.
A queda ocorre após a repercussão negativa da chantagem feita pelos parlamentares contra o governo Lula, no caso do aumento do IOF. A campanha popular batizada de “Congresso da Mamata”, que viralizou nas redes, contribuiu para o desgaste.
A impopularidade dos dois parlamentares coincide com a pior avaliação entre todas as instituições analisadas. Segundo a mesma pesquisa, 60% dos brasileiros disseram não ter “nenhuma confiança” nos partidos políticos e 63% não confiam no Congresso Nacional.
Apenas 2% disseram ter “muita confiança” nos partidos, e 3% no Congresso. Os números apontam forte deterioração da imagem institucional — queda de 53 pontos e 57 pontos, respectivamente.
Enquanto figuras como Lula (47% positiva e 53% negativa) e Bolsonaro (46% positiva e 53% negativa) mantêm apoio expressivo de suas bases, Hugo Motta e Davi Alcolumbre perderam qualquer lastro popular. A rejeição atual os isola não só do eleitorado, mas também da possibilidade de projeção nacional futura, em meio ao desgaste generalizado do Congresso.