Pesquisa censurada pela XP teria mostrado Lula 21 pontos à frente de Bolsonaro

Atualizado em 9 de junho de 2022 às 12:32
Lula e Bolsonaro

A pesquisa Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, teria sido censurada pela empresa por mostrar o ex-presidente Lula (PT) 21 pontos à frente do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), nas intenções de voto, segundo boatos que circulam nas redes sociais.

No Twitter, o perfil Anonymous afirmou que o petista teria 49% contra 28% do ex-capitão. Os outros candidatos, somados, registrariam 13%. O perfil, no entanto, não divulgou o documento oficial do levantamento, não conseguindo comprovar a veracidade dos números.

Nas redes e em grupos de WhatsApp, parlamentares e seguidores do presidente pediram punição pelo que chamaram de “pesquisa falsa” e pregaram inclusive que bolsonaristas fechem suas contas e retirem seus recursos da instituição.

Além da suposta vantagem larga de Lula, um dos estratos do levantamento mostra, segundo a colunista do Jota Carolina Botelho, que a quantidade de entrevistados que considera a honestidade um dos atributos do petista é maior do que aquelas que acham Bolsonaro honesto.

O Ipespe ouviu mil eleitores de todas as regiões do Brasil entre 30 de maio e 1º de junho, por telefone. Uma das etapas da consulta buscou mapear a quem os eleitores associavam oito características distintas, como competência, inteligência, equilíbrio e experiência. No campo da honestidade, Lula levou a melhor, com 35%. Bolsonaro, por sua vez, pontuou 30%.