Pesquisa diz que o Brasil tem menos servidores que EUA, Europa e países vizinhos

Atualizado em 31 de julho de 2023 às 6:47
Previdência Social – Foto: Rivaldo Gomes

Uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que reúne dados sobre servidores públicos, mostra que o Brasil tem menos servidores que os Estados Unidos, Europa e países vizinhos. As informações foram obtidas pelo jornal Folha de S.Paulo.

“É um verdadeiro mito essa concepção de explosão na força de trabalho do serviço público no Brasil. Uma simples comparação internacional mostra isso”, diz o pesquisador Félix Lopez, um dos coordenadores do Atlas do Estado Brasileiro.

Dos 91 milhões de trabalhadores brasileiros, 11,3 milhões estão atuando no setor público com diferentes tipos de contratação. Essas pessoas representam 12,45% do total.

PREVIDÊNCIA SOCIAL | A MAIOR PIRÂMIDE FINANCEIRA DO BRASIL?
Carteira de trabalho e bandeira do Brasil – Foto: Reprodução

O número, no entanto, é menor comparado ao dos EUA. O país que é referência global de valorização da iniciativa privada tem 13,55% dos trabalhadores no setor público. O mesmo acontece com o Chile, onde os servidores representam 13,10% da força de trabalho.

Vale destacar também que o efetivo brasileiro está bem atrás das nações que optaram pelo Estado de bem-estar social na Europa: No caso da Noruega e Suécia, os servidores representam 30,22% e 29,28% dos trabalhadores, respectivamente.

Já na média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os funcionários públicos são 23,48% do total de trabalhadores.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link