Sem categoria

Mesmo com cenário dividido, Lula lidera no DF, reduto bolsonarista, diz pesquisa

Lula e Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

Pesquisa do Instituto Opinião Política mostra que o Distrito Federal está dividido nas eleições à Presidência da República. Na primeira rodada da pesquisa espontânea, Lula tem 33,9% e Bolsonaro, 32,8%. Ciro Gomes (PDT) está com 3,4% e a candidata Simone Tebet (MDB), que reúne o apoio da federação PSDB-Cidadania, aparece com 1,1%. Sergio Moro (União) é citado por 0,9%, mesmo não estando mais na disputa pela Presidência.

Na estimulada, quando uma cartela com nomes é oferecida aos entrevistados, Ciro Gomes tem 7,4% e Simone Tebet, 2,1%. André Janones (Avante) aparece com 1,3%. Em seguida, Vera Lúcia (PSTU), 0,6%; Pablo Marçal (Pros), 0,6%; Felipe d’Avila (Novo), 0,5%; Leonardo Péricles (UP), 0,5%; Luciano Bivar (União), 0,4%; José Maria Eymael (DC), 0,3%; e Sofia Manzano (PCB), 0,2%. Enquanto o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) polarizam a preferência do eleitorado.

Lula soma 37,3%. Bolsonaro aparece com 34,6% das intenções de votos no Distrito Federal. Juntos, Lula e Bolsonaro reúnem 71,9% do eleitorado em Brasília, sede do poder político. Entre os entrevistados, 11,3% votariam em branco ou nulo e 2,9% estão indecisos.

Essa polarização é o que pode justificar o alto interesse do morador do Distrito Federal nas próximas eleições, segundo a avaliação do estatístico responsável pela pesquisa do Opinião Política, Alexandre de Araújo Garcia. “A pesquisa mostrou um nível elevado de interesse que não havia a essa altura em outras eleições”, afirmou.

O levantamento revelou que um terço da população está muito interessada no pleito deste ano. Outros 29% têm interesse médio. Ou seja, esses dois percentuais juntos indicam que 62% estão de alguma forma atentos aos debates para a disputa de outubro. Enquanto isso, 18,9% dizem que não têm interesse nenhum no embate. Outros 18,6% têm pouco interesse.

A pesquisa ouviu 1.159 pessoas e tem margem de erro estimada em 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O Instituto Opinião Política foi às ruas entre 9 e 11 de junho com público-alvo entre eleitores residentes no Distrito Federal e com 16 anos ou mais. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, com o número DF-05367/2022.

O levantamento do Opinião Política mostra também que 61% dos moradores do Distrito Federal confiam nas urnas eletrônicas. Alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro, o sistema de votações brasileiro é considerado inseguro por 37% dos brasilienses. Segundo a pesquisa, 2% não souberam responder.

O percentual de desconfiança nas urnas é semelhante ao índice de eleitores do presidente Bolsonaro na capital do país, segundo destaca o diretor de Negócios do Opinião Política, Carlos André Almeida Machado.

Nessa primeira rodada da pesquisa, o Opinião Política levantou o índice de confiança das instituições brasileiras. Entre os entrevistados, as Forças Armadas lideram: 34% cofiam no Exército, Marinha e Aeronáutica.
Em segundo lugar, empatados, aparecem a Igreja, com 27,2%, e a Polícia Federal, com 27%. Entre os entrevistados, 16% disseram que não confiam em nenhuma das instituições listadas no levantamento.
Para 11,8% dos entrevistados, a Presidência da República merece a confiança e, para 11,6%, o Judiciário Brasileiro tem confiabilidade. No ranking de confiança, a imprensa em geral e o Congresso ficam em baixa, com 8,3% e 7,4%, respectivamente.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Jeniffer Andrade

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jeniffer Andrade

Recent Posts

RS decreta estado de calamidade pública após fortes chuvas

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública devido aos "eventos climáticos de…

59 minutos ago

Temer e Bolsonaro reduziram sindicatos 9,2% dos trabalhadores

Por Vinicius Konchinski A Reforma Trabalhista de 2017 combinada com os quatro anos de governo…

8 horas ago

Um acordo que seria devastador. Por Moisés Mendes

Não pode ser verdade que altas autoridades do Judiciário teriam fechado um acordo para salvar…

8 horas ago

Fé no Brasil: nova campanha do governo Lula destaca avanços na economia

No Dia do Trabalhador, o Brasil celebra uma série de conquistas impulsionadas pelas políticas públicas…

8 horas ago

“Não haverá desoneração para ricos”, diz Lula em ato de 1º de Maio

Em discurso durante ato do Dia dos Trabalhadores nesta quarta (1º), o presidente Lula criticou…

10 horas ago

Nunes ameaça acionar Justiça Eleitoral contra Lula por pedir votos Boulos

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ameaçou acionar a Justiça Eleitoral contra o…

11 horas ago