Comportamento

Pesquisa mostra que escola é um inferno para maioria dos estudantes LGBT. Por Jean Wyllys

DO FACEBOOK DE JEAN WYLLYS

A Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional com Adolescentes e Jovens LGBT no Brasil (2016), que integra um projeto realizado em toda a América Latina, trouxe resultados alarmantes sobre as experiências de adolescentes e jovens LGBT no ambiente educacional. Os dados revelam, por exemplo, que 73% dos estudantes LGBT sofrem bullying, 60% se sentem inseguros no ambiente escolar e 37 apanham ou apanharam dentro das escolas.

É urgente que avancemos nas políticas públicas educacionais que venham promover um ambiente escolar pacífico e justo para todos os estudantes. Por isso, na próxima quarta, dia 18, atendendo aos requerimentos de minha autoria e do companheiro Chico Alencar (PSOL-RJ), as comissões de Relações Exteriores/Defesa Nacional e de Direitos Humanos e Minorias realizarão uma audiência pública para tratar sobre o tema.

Além de apresentar os resultados da pesquisa, também receberemos representantes de instituições que promoveram a pesquisa no Uruguai, na Argentina, no Chile, no Peru, na Colômbia e aqui no Brasil. Juntos vamos debater experiências que deram certo nas instituições educacionais desses países em relação ao respeito pela diversidade e traçar políticas públicas que possibilitem transformar as instituições educacionais em ambientes mais seguros e acolhedores para estudantes LGBT.

A audiência acontece dia 18/10, partir das 10h, no Plenário 03 do Anexo II da Câmara dos Deputados e tem como convidados: Daniel de Aquino Ximenes, diretor de políticas de educação em direitos humanos e cidadania – SECADI/MEC; Diego Poblete Mella, diretor-executivo da Fundación Todo Mejora; George Hale, diretor financeiro da Promsex; Lina Cuellar Wills, professora, historiadora e diretora da Sentiido; Roberto Perez Baeza, coordenador de gestão da Fundación Arcoiris; Sandra Elena Sposito, conselheira do Conselho Federal de Psicologia; e Toni Reis, diretor-executivo do Grupo Dignidade.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

10 minutos ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

17 minutos ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

53 minutos ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

1 hora ago

Entenda como o Centrão pode salvar mandato de Moro

A cassação do senador Sergio Moro (União-PR), considerada praticamente certa por quase todos os parlamentares,…

2 horas ago

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

8 horas ago