Pesquisa pergunta a americanos se apoiam tarifa de Trump para proteger Bolsonaro

Atualizado em 28 de agosto de 2025 às 11:33
Donald Trump e Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/Secom

A empresa de pesquisas Atlas incluiu em seu questionário nos Estados Unidos perguntas sobre a decisão de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi apresentada como forma de pressionar o Supremo Tribunal Federal e o Judiciário do Brasil a interromper investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O levantamento busca medir o grau de apoio ou rejeição dos americanos ao tarifaço adotado por Trump. Entre as opções, os entrevistados podem se declarar “a favor”, “contra” ou escolher “não sei”.

A pesquisa também avalia a percepção sobre o impacto das políticas de Trump na democracia americana, perguntando se elas protegem ou enfraquecem as instituições. Outro ponto submetido aos eleitores trata de tarifas sobre a Índia: Trump dobrou a taxação de 25% para 50% em retaliação pela compra de petróleo russo.

Os resultados ainda não foram divulgados, mas o questionário mostra que a relação de Trump com Bolsonaro entrou de forma direta na pauta de debate político nos Estados Unidos.

Veja a pergunta:

Pesquisa Atlas nos EUA. Foto: Reprodução