Brasileiros aprovam laços com a China, diz pesquisa

Cooperação em vários setores é exemplo para todos os países em desenvolvimento, aponta pesquisa

Atualizado em 13 de abril de 2023 às 9:09
Bandeiras do Brasil e China. (Foto: Reprodução)

Os brasileiros acreditam que sua cooperação comercial com a China alcançou uma situação vantajosa para todos, de acordo com uma pesquisa recém-divulgada, tendo elogiado o desenvolvimento da segunda maior economia do mundo em vários campos.

A pesquisa “A China e o mundo aos olhos do Brasil”, conduzida pelo Instituto de Estratégia Nacional de Comunicação da Universidade Huazhong de Ciência e Tecnologia, foi divulgada antes da visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. A pesquisa abrangeu mais de 1.000 cidadãos brasileiros sobre suas opiniões sobre a China e o mundo em 2022.

Cerca de 60 por cento dos entrevistados veem a cooperação comercial sino-brasileira como vantajosa para todos, enquanto mais de 55 por cento acreditam que o Brasil beneficiou de sua relação com o maior parceiro comercial do país.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, em 1974, as relações econômicas e comerciais alcançaram grandes avanços, com a China permanecendo como o maior parceiro comercial do Brasil por 14 anos consecutivos.

Os dados revelam que o volume do comércio bilateral atingiu mais de US$ 171 bilhões no ano passado – um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior em um cenário de desafios globais, incluindo inflação elevada, conflitos geopolíticos e a pandemia.

A primeira parceria estratégica estabelecida pela China foi com o Brasil, em 1993, com foco no aumento do comércio e dos investimentos. A primeira década deste século testemunhou uma forte intensificação dos laços entre os dois países, que vêm trabalhando juntos em instituições e mecanismos multilaterais, incluindo o BRICS, pilar dos mercados emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Presidente da China, Xi Jinping. (Foto: Reprodução)

A China é agora a principal fonte de investimento estrangeiro do Brasil, enquanto que o investimento acumulado da China no Brasil atingiu quase US$ 100 bilhões em dezembro de 2022, de acordo com a embaixada chinesa no país.

A infraestrutura é uma área-chave para as empresas chinesas.

Um exemplo dos laços estreitos é a construção da Linha 2 do Metrô de São Paulo, um projeto realizado em conjunto pela Power Construction Corp of China e empresas locais no Brasil, o qual criou mais de 1.200 empregos locais, de acordo com a empresa chinesa . Após sua conclusão, espera-se a melhoria do transporte regional e o impulsionamento do crescimento econômico regional de longo prazo.

No turismo, os brasileiros revelaram grande interesse na China, já que 55,9% dos entrevistados desejam visitar a China e mais de 20% disseram estar dispostos a fazer negócios no país, segundo a pesquisa.

A cultura chinesa também atrai os brasileiros. A Grande Muralha tornou-se o símbolo cultural mais conhecido no Brasil, e os pandas e as artes marciais ocupam o segundo e o terceiro lugares, respectivamente, segundo a pesquisa.

Metade dos brasileiros está consciente do Ano Novo Lunar Chinês e mais de 40% estão interessados na porcelana e comida chinesa.

Originalmente publicado em Portuguese People

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link