Petistas ignoram Flávio Dino em reuniões com possíveis indicados ao STF

Atualizado em 15 de setembro de 2023 às 17:11
O ministro da Justiça, Flávio Dino, e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

Parlamentares e dirigentes do PT têm conversado com os principais cotados para a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) e ignorado Flávio Dino, ministro da Justiça. Nos bastidores, os petistas estão fazendo sabatinas informais com os cotados para o posto de Rosa Weber, que se aposenta em outubro. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.

Até o momento, petistas se reuniram com Jorge Messias, atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), e Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Entre os membros do partido que participam dos encontros estão Zé Guimarães (CE), Zeca Dirceu (PR), Rui Falcão (SP) e Humberto Costa (PE).

Dino também é um dos cotados para a vaga, mas ainda não participou dos encontros. Dirigentes do partido dizem que não há previsão para que o ministro seja ouvido. Sua indicação sofre resistência de parte do PT, que temem que ele use a cadeira na Corte para construir uma candidatura à Presidência futuramente.

O nome de Dino, no entanto, tem ganhado força nos bastidores e apoio de ministros do próprio Supremo. Magistrados já disseram que ele é um “consenso” dentro da instituição e ao menos dois deles, incluindo Alexandre de Moraes, já conversaram com parlamentares do PT, pedindo para não descartarem o nome do ministro.

Lula também teme que sua indicação sofra resistência no Congresso Nacional, principalmente de deputados aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O mandatário também está satisfeito com a atuação de Dino no Ministério da Justiça.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.