Petro diz ter escapado de atentado e denuncia sequestro de senadora

Atualizado em 10 de fevereiro de 2026 às 21:07
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, falando, com os braços abertos
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro – Reprodução

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta terça-feira (10) que escapou de uma tentativa de assassinato durante um voo de helicóptero. Segundo ele, a aeronave não conseguiu pousar no departamento de Córdoba, na costa caribenha, por risco de ser alvejada. O presidente relatou que o helicóptero precisou permanecer por cerca de quatro horas sobre o mar aberto antes de seguir para outro destino.

As declarações foram feitas durante uma reunião com ministros, transmitida ao vivo. Petro afirmou que a rota precisou ser alterada por motivos de segurança e disse que acabou chegando a um local diferente do planejado. O presidente não informou detalhes técnicos da operação nem se houve confirmação oficial de disparos contra a aeronave.

De acordo com Petro, há um plano para assassiná-lo desde que assumiu o cargo, em agosto de 2022. Ele atribui as ameaças a um “novo cartel de drogas” com atuação internacional e ligação com grupos armados ilegais. Entre os citados está Iván Mordisco, apontado pelas autoridades como o criminoso mais procurado do país e líder da principal facção dissidente das Farc.

O departamento de Córdoba é área de influência do Clã do Golfo, considerado o maior grupo narcotraficante da Colômbia. Na semana passada, a organização suspendeu negociações de paz após o governo colombiano alinhar com Donald Trump uma ofensiva para capturar seu principal líder, conhecido como Chiquito Malo.

Ainda nesta terça-feira, Petro informou que a senadora indígena Aida Quilcué, de 53 anos, foi sequestrada no departamento de Cauca, no sudoeste do país. A região é marcada por conflitos armados e presença de dissidentes das Farc. Segundo o presidente, a parlamentar foi interceptada enquanto se deslocava por uma área sob controle de grupos armados ilegais.

De acordo com informações divulgadas pela família, Quilcué viajava em uma caminhonete acompanhada de dois seguranças. A Guarda Indígena localizou o veículo, mas não encontrou ocupantes. O Ministério da Defesa informou que buscas foram iniciadas na região. Quilcué integra o Pacto Histórico, coalizão governista que elegeu Petro em 2022, e já havia denunciado ataques durante a campanha eleitoral.

Reconhecida como liderança do povo Nasa, Quilcué atua na defesa dos direitos indígenas, da autonomia territorial e do patrimônio cultural. Em 2021, recebeu o Prêmio Nacional de Defensores dos Direitos Humanos. O marido da senadora, Edwin Legarda, foi morto em 2008; seis soldados foram posteriormente condenados pelo crime.

Os episódios ocorrem em meio a alertas de entidades como a Missão de Observação Eleitoral, que apontam risco elevado de violência eleitoral em centenas de municípios. A Colômbia se prepara para as eleições legislativas de 8 de março e presidenciais de 31 de maio de 2026, em um cenário de forte presença de grupos armados e disputas territoriais.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.