Petro expulsa diplomatas argentinos após ser chamado de “terrorista assassino” por Milei

Atualizado em 27 de março de 2024 às 23:15
Javier Milei, presidente da Argentina. Foto: Divulgação

Javier Milei, presidente da Argentina, criou um conflito diplomático ao rotular Gustavo Petro, presidente da Colômbia, como “assassino terrorista” em entrevista à CNN. A reação do governo colombiano foi imediata, resultando na expulsão dos diplomatas argentinos da embaixada de Bogotá nesta quarta-feira (27).

A declaração de Milei surgiu em um trecho destacado da entrevista, onde ele criticou duramente o presidente colombiano, afirmando que “não se pode esperar muito de alguém que era um assassino terrorista”. Além disso, Milei dirigiu críticas ao presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, descrevendo-o como É um elogio que um ignorante como o López Obrador fale mal de mim, isso me enaltece”.

O Ministério de Relações Exteriores da Colômbia emitiu um comunicado repudiando as declarações de Milei, considerando-as ofensivas à dignidade do presidente Petro, eleito democraticamente.

Gustavo Petro, presidente da Colômbia. Foto: Divulgação

Essa não é a primeira vez que Milei ataca Petro de maneira considerada ofensiva pelos colombianos. Em janeiro, a Colômbia convocou seu embaixador na Argentina para consultas após Milei se referir a Petro como “um comunista assassino”, acusando-o de “afundar a Colômbia”.

Historicamente, as relações entre Colômbia e Argentina foram sólidas, porém hoje enfrentam tensões devido às diferentes orientações políticas de seus líderes. Petro, por sua vez, respondeu indiretamente a Milei em janeiro, criticando aqueles que os atacam como comunistas, reiterando sua visão de que os meios de produção devem estar nas mãos do povo.

Milei, anteriormente, pediu desculpas ao Papa Francisco por insultá-lo durante a campanha presidencial, reconhecendo-o como “o homem mais importante da Argentina” após um encontro em fevereiro deste ano.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link