Desmonte: Petrobras anuncia fim da parceria de mais de 40 anos com o Projeto Tamar

Atualizado em 18 de setembro de 2021 às 18:02
Parceria Petrobras e Projeto Tamar – Foto: Reprodução

A Petrobras anunciou na segunda (6/9) o fim de uma parceria de mais 40 anos com a Fundação Pró-Tamar. De acordo com a estatal, a decisão foi tomada pela Fundação que está optando por outros modelos de colaboração e de formas de financiamento.

O apoio começou em 1982, quando a Fundação ainda estava iniciando a busca por parcerias para a missão de conservação de espécies de tartarugas ameaçadas de extinção. Com informações da Infonet.

Leia também

1; Doria promete escolher uma mulher como vice de chapa se vencer prévias do PSDB

2; 66% dos brasileiros afirmam que manifestações bolsonaristas ameaçam democracia, diz Datafolha

3; Governo Bolsonaro descumpre Lei de Acesso à Informação por ‘risco político’

Parceria

Com ajuda da estatal o projeto Tamar conseguiu desenvolver suas atividades. E também se consolidou como uma iniciativa basilar na conservação de espécies marinhas no Brasil.

“É motivo de grande satisfação termos participado, desde o início, dessa história que trouxe tantos resultados positivos para a recuperação das populações de tartarugas marinhas, além de ações de pesquisas, educação ambiental e inclusão social, a Petrobras ajudou a construir o caminho para que o projeto tivesse estrutura para desenvolver suas importantes atividades e encerramos esse ciclo com muito orgulho por tudo que foi realizado”, afirma o diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Ardenghy.

A Petrobras informou que prevê aumentar o número de projetos sociais e ambientais patrocinados pela estatal, com o mesmo potencial transformador do Tamar, multiplicando a produção de conhecimento e as ações de conservação ambiental no Brasil.

Despedida

A Fundação Pró-Tamar explicou que tomou a iniciativa de não renovar a parceria com a Petrobras para concentrar os esforços em modelos de autosustentação que já estavam sendo analisados e testados.

A Fundação destacou também que está buscando parcerias regionais e mais locais. Abrindo também outros campos de atuação, a exemplo da prestação de serviços ambientais.

Segundo a Fundação, a maior parceria é com a sociedade. Ela que sempre apoiou e continua apoiando as ações e pesquisas para a conservação das tartarugas marinhas, frequentando os centros de visitantes e comprando os produtos nas lojas Tamar.