Petrobras investirá R$ 250 milhões em projetos culturais em todo o Brasil

Atualizado em 23 de fevereiro de 2024 às 17:31
Edifício da Petrobras. (Foto: Reprodução)

Um dia para celebrar a cultura nacional e marcar o lançamento do maior investimento já feito pela Petrobras na cultura brasileira reúne, nesta sexta-feira (23), no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Petrobras, Jean Paul Prates, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Eles anunciarão juntos a abertura das inscrições para a Seleção Pública Petrobras Cultural – Novos Eixos, novo edital da companhia para o patrocínio a projetos da cultura brasileira. Lula, Jean e Margareth destacarão que a edição de 2024 da seleção irá destinar R$ 250 milhões a ações culturais que promovem a diversidade e a inclusão, além de movimentar a economia criativa, nas cinco regiões do país.

A iniciativa tem como objetivo patrocinar projetos com elementos de brasilidade de todo o país para compor os novos eixos do Programa Petrobras Cultural, recém-remodelado, que são: “Produção e Distribuição”, “Ícones de Cultura Brasileira”, “Cinema e Cultura Digital” e “Festivais e Festas Populares”. Poderão participar da seleção propostas de programação de espaços culturais, espetáculos artísticos, exposições, produção de filmes, manutenção de grupos artísticos, projetos digitais, festivais temáticas diversas, festas regionais e outros, num total de dez tipos diferentes de ações de patrocínio.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de abril. Os projetos deverão estar inscritos ou se inscreverem na Lei Rouanet ou Lei do Audiovisual, o que poderá ser feito posteriormente ao resultado do processo seletivo.

A cerimônia de lançamento da Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos será transmitida pelo canal da Petrobras no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=MKFv74mPEbk.

Diversidade: territórios, realizadores, público e temas

Com o propósito de promover a diversidade,  diversificando as oportunidades disponíveis pelos territórios e valorizando as regionalidades, a Seleção Petrobras atribuirá pontuação adicional a projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (que historicamente recebem menos investimentos em projetos culturais) e projetos com ações em pelo menos 3 regiões brasileiras.

Cada região receberá pelo menos 15% do valor total da Seleção, como mais uma forma de garantir uma distribuição mais efetiva dos projetos selecionados. Além disso, cada estado do país deverá ser local de realização de atividades de, no mínimo, dois projetos.

Já a valorização de diferentes identidades ocorrerá por meio de mecanismos para promover maior participação de integrantes de grupos historicamente sub-representados. Além de exigência de ações que contemplem a diversidade nas propostas, haverá uma reserva de 25% das vagas para projetos propostos, liderados, ou que apresentem como tema principal: mulheres, pessoas negras, pessoas oriundas de povos indígenas, comunidades tradicionais (inclusive de terreiros e quilombolas), populações nômades e povos ciganos, pessoas do segmento LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e integrantes de outros grupos em situação de vulnerabilidade ou sub-representação na sociedade.

Economia criativa

Outra dimensão transversal do Programa Petrobras Cultural, a economia criativa se refere a iniciativas que buscam impulsionar o crescimento econômico, a inovação, o desenvolvimento social e a diversidade cultural, promovendo uma conexão entre cultura, tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade, além de estimular a criação de empregos e a inclusão social.

Nesse contexto, ações que contribuem para a economia criativa são obrigatórias para todos os projetos inscritos. Alguns exemplos são a mobilização de redes de realizadores do segmento do projeto, empreendedorismo cultural, bem como a capacitação e desenvolvimento de capital intelectual nas cidades em que os projetos serão realizados, junto ao público interessado local.

Alinhado a um dos objetivos estratégicos da Petrobras, ações de sustentabilidade nos projetos, como reciclagem, compensação de pegada de carbono e participação ativa em campanhas ambientais também serão consideradas como parte do universo da economia criativa.

Inscrições

Podem se inscrever na Seleção Petrobras Cultural, apresentando seus projetos, pessoas jurídicas com CNPJ válido, de natureza cultural com ou sem fins lucrativos. Para este processo seletivo não serão aceitas inscrições de pessoa física, MEI (microempresa individual), ou EI (empresa individual). A realização dos projetos deve ser proposta com início entre 21 de agosto de 2024 e 20 de agosto de 2025, tendo duração máxima de doze meses. A exceção são os longas metragens, que devem indicar como data inicial a previsão de lançamento nos cinemas ou em streaming. Todos os detalhes estão no edital do programa, disponível no site da Petrobras.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente na plataforma digital petrobras.com.br/cultural/selecoes-publicas-culturais, de 23 de fevereiro a 8 de abril. Confira o calendário completo das etapas:

Inscrições – 23/02/24 a 08/04/24
Seleção dos projetos – abril a julho
Divulgação do resultado – julho
Início das contratações de patrocínios – a partir de julho
Início da vigência dos projetos – a partir de agosto

Originalmente publicado na Agência Petrobras

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