Petrobras sob “gestão Paulo Guedes”: caos na chefia e gasolina cara visando privatização. Por Vinicius Konchinski

Atualizado em 21 de junho de 2022 às 8:48
Paulo Guedes (esq.) e Adolfo Sachsida trabalham pela privatização da Petrobras – EDU ANDRADE/Ascom/ME

Por Vinicius Konchinski

Quando a Petrobras anunciou o terceiro reajuste do diesel deste ano, no dia 11 de maio, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu reposicionar seu governo para tratar da estatal. Na ocasião, o presidente demitiu o então ministro das Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, e escalou Paulo Guedes, da Economia, para cuidar da companhia.

Pouco mais de um mês depois da mudança, as primeiras consequências da “gestão Guedes” começam a aparecer: combustível ainda mais caro, caos na chefia da estatal e rumores cada vez maiores de privatização da empresa.

Guedes aumentou seu poder na Petrobras, primeiramente, colocando no Ministério das Minas e Energia (MME) um subordinado: Adolfo Sachsida, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, comandado por Guedes.

Sachsida chegou ao MME prometendo dar início a estudos para privatizar a Petrobras. Um dia após assumir o cargo, entregou ao próprio Guedes um pedido formal para que o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) avaliasse a desestatização. Esse pedido já foi aceito e a privatização da Petrobras já está em análise.

Já no dia 23, Guedes conseguiu que Caio Mário Paes Andrade, seu secretário especial de Desburocratização, fosse indicado à presidência da Petrobras. Preocupado com os efeitos do alto preço da gasolina e do diesel sobre sua campanha à reeleição, Bolsonaro quis mostrar força, anunciou a demissão de José Mauro Ferreira Coelho – ex-presidente da Petrobras empossado dias antes de ser demitido – e concordou em nomear outro subordinado de Guedes à chefia da estatal.

Esse movimento, porém, criou um caos na direção da companhia. Andrade não tem experiência no setor de petróleo exigida em lei para que ele comande a Petrobras. Logo que seu nome foi anunciado, petroleiros denunciaram esse problema.

O conselho de administração da Petrobras, então, resolveu pedir uma análise minuciosa do currículo de Andrade antes de aceitá-lo como presidente da empresa. Publicamente demitido, Ferreira Coelho acabou ganhando sobrevida à frente da estatal.

Novo aumento cria crise

Com ele ainda à frente da empresa, a Petrobras anunciou mais um aumento do diesel e também da gasolina, na sexta (17). A alta foi discutida pelo conselho de administração da empresa um dia antes de ser comunicada. O governo tem maioria no conselho. Bolsonaro, entretanto, resolveu culpar Ferreira Coelho pelo reajuste.

Bolsonaro ameaçou articular a criação de uma CPI para investigar Ferreira Coelho e outros membros da chefia da Petrobras. Seu aliado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cobrou a renúncia de Ferreira Coelho.

Ele até resistiu a um final de semana. Nesta segunda-feira (20), porém, a Petrobras comunicou que ele havia pedido demissão do cargo.

A renúncia de Ferreira Coelho não resolveu o problema que o levou à demissão. Os preços da gasolina e do diesel vendidos pela Petrobras realmente subiram. Só em 2022, acumulam alta de 31% e 68%, respectivamente.

Privatização como objetivo

O economista Eric Gil Dantas, do Observatório Social do Petróleo (OSP), afirmou que essa nunca foi a preocupação de Guedes. Segundo Dantas, o ministro é defensor da política de preços da Petrobras, que tem causado sucessivos reajustes.

Dantas afirmou que o que Guedes quer, na verdade, é desestabilizar a Petrobras para colocá-la à venda. Ele, por sinal, tem sido bem sucedido.

“Por trás desse ataque à Petrobras está o plano do Guedes para privatizar a Petrobras. Esse plano inclui a nomeação do Sachsida no MME e de Andrade na presidência da estatal”, explicou Dantas. “Nisso, Paulo Guedes avançou.”

Em entrevista ao Brasil de Fato, Rosângela Buzanelli, funcionária e membro do conselho de administração da Petrobras, já havia alertado sobre o plano orquestrado do governo para vender a estatal. Segundo ela, a iniciativa também inclui o presidente da Câmara, Lira, que defendeu a aprovação de um projeto de lei simplificado para a privatização.

No domingo, o colunista Lauro Jardim, d’O Globo, informou que Sachsida tem praticamente pronto o projeto para desestatização da Petrobras. Ele só aguardaria um sinal do presidente Bolsonaro para enviá-lo ao Congresso.

Segundo Jardim, Sachsida vê um momento político favorável à discussão da venda do controle da Petrobras justamente por conta da alta dos combustíveis, cujo preço em última instância é controlado pelo governo.

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, reafirmou a responsabilidade do governo e de Bolsonaro sobre os valores da gasolina, diesel e gás de cozinha. Segundo ele, o preço desses produtos tem subido porque o governo os mantém atrelados ao custo do petróleo no exterior, mantendo o chamado preço de paridade de importação (PPI).

“Se Bolsonaro quisesse, já teria mudado a política danosa do PPI. Ele teve mais de três anos para isso. O PPI não é lei, pode ser abolido com a orientação do Presidente da República, da mesma forma como foi criado em outubro de 2016, no governo Michel Temer”, afirmou.

Bacelar também vê Guedes e Bolsonaro articulados para destruir a reputação da Petrobras. “Trocas sucessivas de presidente e diretoria da estatal fazem parte da mesma estratégia em busca de destruição da imagem da empresa”, afirmou.

(Texto originalmente publicado em BRASIL DE FATO)

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link