Petrópolis sofre com enchentes e desabamentos em dia de chuva intensa; veja VÍDEOS

Atualizado em 22 de março de 2024 às 17:47
Inundação na rua do Imperador e Coronel Veiga, Petrópolis. Foto: Reprodução redes sociais

A cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, enfrenta graves consequências devido às chuvas intensas, que provocaram enchentes e desabamentos. As ruas se transformaram em verdadeiros rios e a previsão é de mais precipitações ao longo do dia.

Os moradores da região registraram em vídeo os impactos das fortes chuvas, especialmente na Rua Coronel Veiga, que foi interditada após o transbordamento do rio Quintandinha.

A Defesa Civil do município acionou sirenes para alertar sobre o risco de inundação ao longo da via. A prefeitura disponibilizou 67 pontos de apoio para atender a população afetada.

Em 2022, Petrópolis vivenciou uma tragédia decorrente das intensas chuvas, que causaram enchentes, desmoronamentos e deslizamentos de terra. O número de mortos nessas circunstâncias alcançou 235, conforme reportado na época pela Defesa Civil, marcando um dos episódios mais devastadores do Rio de Janeiro.

Petrópolis, juntamente com outras cidades como Angra dos Reis, Magé, São Gonçalo e Maricá, está em alto risco de deslizamentos. A Defesa Civil local emitiu um segundo alerta sonoro, indicando risco de deslizamento em áreas específicas, e orientou os moradores a se dirigirem aos pontos de apoio abertos preventivamente desde a noite anterior.

As chuvas também causaram o transbordamento do Rio Quintandinha e o alagamento de diversas vias na região. Em resposta, muitas lojas fecharam suas portas, e funcionários colocaram barras de metal nas entradas para evitar mais danos.

O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis informou que algumas linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados devido à interdição da Rua Coronel Veiga, com desvios para outras regiões da cidade.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link