PF ameaça ‘rebelião’ caso Lula escolha por militares do GSI para sua defesa

Atualizado em 26 de junho de 2023 às 10:26
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Foto: Reprodução

Delegados e agentes da Polícia Federal (PF) já ensaiam uma “rebelião” caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decida devolver aos militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) a responsabilidade por sua segurança. A informação é da colunista Roseann Kennedy, do Estadão.

Eles alegam que é impensável que o petista vá prestigiar “quem tentou destituí-lo” em detrimento de quem “defendeu a sua permanência no cargo de presidente”. “A categoria vai se sentir humilhada e voltará a pressionar por aumento salarial e pela reestruturação da carreira”, diz um policial.

A afirmação é uma referência aos atos terroristas de 8 de janeiro, promovidos por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas sedes dos Três Poderes, na capital federal, que envolvem a suspeita de participação e omissão de agentes das Forças Armadas.

O comando da PF tem se posicionado com firmeza nas conversas que teve com os ministros envolvidos nas negociações da segurança presidencial. A corporação quer assumir a coordenação de toda a segurança presidencial e afirma que “não há conversa para subordinar a instituição aos militares”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Foto: Juan Medina

Caso o chefe do Executivo escolha pelos militares, a promessa é de que a instituição causará um “rebuliço”. Nem mesmo a apresentação de um plano de reestruturação de cargos e salários será suficiente para conter a insatisfação de perder a segurança presidencial.

Vale destacar que a PF elaborou três planos para apresentar na reunião que espera ter com mandatário nesta semana para bater o martelo sobre o futuro da segurança presidencial.  

Por outro lado, o ministro do GSI, general Amaro, tem uma proposta para esses policiais federais que hoje fazem o serviço. De acordo com Amaro, eles ficariam como servidores cedidos, sob comando do general, e teriam de fazer novos treinamentos, de oito semanas, iguais aos dos militares.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.