PF avalia pedir prisão de Bolsonaro caso ele não volte ao Brasil até o fim de abril

Atualizado em 11 de março de 2023 às 8:36
Ex-presidente Jair Bolsonaro – Foto: Alex Brandon/AP

Investigadores da Polícia Federal (PF) consideram pedir a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se ele não voltar para o Brasil até abril. O ex-mandatário está nos Estado Unidos desde o dia 30 de dezembro.

De acordo com informações da colunista Carolina Brígido, do UOL, a avaliação é que, se o ex-capitão continuar fora do Brasil, fica configurada a “evasão do distrito da culpa”, previsto no artigo 302 do Código de Processo Penal como requisito para justificar a prisão cautelar de uma pessoa investigada.

O ex-chefe do Executivo é alvo de apuração do STF (Supremo Tribunal Federal) por suposto envolvimento nos atos terroristas promovidos por seus simpatizantes nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro. A situação de Bolsonaro se complicou ainda mais com o escândalo das joias sauditas.

Ex-presidente Jair Bolsonaro – Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

Fontes com acesso às investigações disseram que existem duas escalas para chegar ao ex-presidente. O 8 de janeiro deve ser o caminho mais lento, uma vez que as provas ainda não chegaram à cadeia de comando do antigo governo.

Por outro lado, o caso das joias recebidas pela ditadura da Arábia Saudita seria uma “escada rolante”, com provas já encostadas em Bolsonaro. A mesma fonte afirmou que só é preciso aguardar a “coragem” por parte do sistema de Justiça, porque “o flagrante está dado”.

A avaliação de investigadores, no entanto, é que apenas uma eventual condenação de Bolsonaro pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) seria vantajosa, já que resultaria na inelegibilidade do ex-presidente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link