PF deve entrar em terras indígenas para enfrentar garimpeiros

Atualizado em 22 de maio de 2022 às 7:39
Foto da aldeia indígena Kayapó, localizada no município de Altamira. As casas são rodeadas pela mata.
Aldeia Kayapó, na Terra Indígena Baú, localizada no município de Altamira, sudoeste do Pará. Foto: Foto: Reprodução / Ascom MPF-PA

A Polícia Federal (PF) avalia entrar na Terra Indígena (TI) Baú, localizada no sudoeste do estado do Pará, onde indígenas Kayapó dizem ter detido garimpeiros que tentavam reativar uma área de mineração ilegal desativada.

Segundo uma apuração da TV Liberal, representantes da PF sobrevoaram a área de TI no sábado (21) e avaliam neste domingo (22) realizar uma operação para retirar os garimpeiros. De acordo com uma fonte da PF ouvida pelo g1, a ação será feita dentro da Operação Guardiões do Bioma, que combate o desmatamento ilegal nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rondônia.

Presença de garimpeiros

Os indígenas do povo Kayapó disseram que um grupo de garimpeiros está detido na aldeia, na tentativa de desativar um garimpo ilegal localizado na Terra Indígena Baú.

Uma das lideranças afirma que há nove garimpeiros detidos na região. As organizações indígenas, em contato com os Kayapós, informaram que moradores da aldeia querem a presença da Polícia Federal para retirar os invasores, que foram flagrados tentando reativar um garimpo conhecido como Pista Nova.

Segundo o Ministério Público Federal, há ainda o risco de conflito entre os indígenas que apoiam e os que rechaçam a mineração na região demarcada.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link