PF elabora relatório sobre estadia de Bolsonaro na embaixada húngara

Atualizado em 27 de março de 2024 às 14:40
Bolsonaro passeia no interior da embaixada da Hungria. Foto: Divulgação

A Polícia Federal está concluindo um relatório sobre a visita de Jair Bolsonaro à Embaixada da Hungria durante o Carnaval. O documento será entregue ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, responsável pela investigação sobre os atos antidemocráticos.

A estadia do ex-presidente na embaixada, poucos dias após ter entregado seu passaporte à PF por decisão judicial, levanta questionamentos sobre seu motivo e implicações legais.

Embora a PF já soubesse da presença de Bolsonaro na representação húngara em Brasília, os vídeos divulgados pelo The New York Times forneceram novos dados. Agora, com posse do relatório em mãos, Moraes decidirá se tomará alguma providência em relação ao caso. A defesa do ex-presidente terá 48 horas para apresentar suas justificativas formais.

Embaixadas, devido à sua imunidade diplomática, são frequentemente procuradas por indivíduos em busca de refúgio legal. O caso de Bolsonaro na Embaixada da Hungria destaca essa prática, porém, suas explicações iniciais não convenceram as autoridades.

Bolsonaro no interior da embaixada da Hungria. Foto: Divulgação

Segundo o The New York Times, Bolsonaro passou dois dias na embaixada, acompanhado por seguranças e membros da equipe diplomática, logo após ter seu passaporte confiscado pela PF.

A defesa de Bolsonaro alegou que sua estadia na embaixada teve o propósito de manter contatos com autoridades do país amigo. Contudo, essa explicação pode não ser suficiente diante das investigações em curso.

A decisão de Moraes sobre as medidas a serem tomadas em relação a Bolsonaro ainda é incerta. No entanto, a possibilidade de obrigar Bolsonaro a comparecer regularmente à PF durante as investigações é considerada mais provável do que uma prisão preventiva. O episódio na embaixada também pode agravar a situação do ex-presidente ao final do inquérito.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link