PF encontra certificados falsos de vacinação na casa de Mauro Cid, ex-ajudante de Bolsonaro

Atualizado em 3 de maio de 2023 às 16:15
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o seu ajudante de ordens, Mauro Cesar Barbosa Cid. Foto: Reprodução

A Polícia Federal encontrou certificados de vacinação falsos do coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e de seus familiares. Ele foi preso preventivamente nesta quarta (3) pela corporação e sua casa foi alvo de busca e apreensão. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.

Agentes da PF ainda apreenderam US$ 35 mil e R$ 16 mil em espécie na casa do coronel. O dinheiro estava em um cofre dentro de sua residência.

O ex-presidente Bolsonaro também foi alvo de busca e apreensão da PF na manhã de hoje. A corporação investiga grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra Covid-19 em sistemas do Ministério de Saúde. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), diz que é “plausível” a suspeita de que o ex-mandatário usou a fraude para obter vantagem indevida.

Investigadores ainda acreditam que a organização criminosa tinha o objetivo de viabilizar a entrada de Bolsonaro, seus familiares e aliados nos Estados Unidos.

Mais cedo, a PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva no Rio de Janeiro e em Brasília. A corporação aponta que a inclusão dos dados falsos ocorreu entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 para burlar restrições sanitárias impostas pelo Brasil e pelos Estados Unidos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.