PF faz buscas contra a Braskem após afundamento em Maceió

Atualizado em 21 de dezembro de 2023 às 8:53
Área da mina da Braskem em Maceió: operações foram interrompidas em 2019 (ROBSON BARBOSA/AFP/Getty Images)

Nesta quinta-feira (21), a Polícia Federal (PF) conduz operações de busca contra a Braskem em uma investigação relacionada ao afundamento de bairros em Maceió, resultante da mineração de sal-gema realizada pela empresa.

As atividades mineradoras, executadas ao longo das décadas de 1970 a 2019, impactaram significativamente o solo em cinco bairros, forçando o deslocamento de cerca de 60 mil pessoas de suas residências.

O episódio ganhou destaque no início do mês, quando parte de uma das minas, situada na Lagoa do Mundaú – uma das principais atrações turísticas de Maceió – rompeu-se, agravando a situação já crítica na região afetada.

No total, 14 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Maceió (11), Rio de Janeiro (2) e Aracaju (1). Entre os alvos, destaca-se a sede local da Braskem, situada no bairro do Pontal da Barra, em Maceió. Funcionários que tentaram acessar o local foram impedidos.

A PF alega indícios de que as práticas da Braskem em Maceió não atenderam aos padrões de segurança necessários, com suspeitas de apresentação de dados falsos e omissão de informações aos órgãos de fiscalização.

Carros da Polícia Federal na sede da Braskem em Maceió na manhã desta quinta-feir (21). (Foto: Nick Marone/TV Gazeta)

A empresa ainda não emitiu declarações sobre as recentes ações da Polícia Federal. No Rio de Janeiro, as buscas ocorreram em Copacabana, resultando na condução de um homem para a sede da PF, sem informações claras sobre o motivo da detenção até o momento desta redação.

A PF aponta que as atividades da Braskem em Maceió, além de não seguir os padrões de segurança, possivelmente envolvem a apresentação de dados ambientais falsos e a omissão de informações críticas aos órgãos fiscalizadores.

Os suspeitos dessa investigação podem enfrentar acusações de poluição qualificada, usurpação de recursos da União e apresentação de estudos ambientais falsos ou enganosos, dentre outros delitos. O colapso de uma das 35 minas operadas pela Braskem no início do mês elevou a gravidade da situação do caso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link