PF indicia Renato Cariani por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Atualizado em 18 de dezembro de 2023 às 19:03
Renato Cariani com uma marca do Grupo Supley. Foto: reprodução

A Polícia Federal formalizou o indiciamento do influenciador fitness Renato Cariani pelos crimes de tráfico equiparado, associação para tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Mesmo após o Ministério Público solicitar sua prisão, a Justiça negou o pedido, mantendo Cariani em liberdade.

A acusação destaca que o tráfico é equiparado, pois Cariani, aparentemente, não teria diretamente lidado com drogas ilícitas, mas sim com substâncias químicas destinadas à fabricação de entorpecentes.

O influenciador prestou depoimento na sede da Polícia Federal em São Paulo, onde é suspeito de participar de um esquema que desviava produtos químicos para a produção em larga escala de drogas, principalmente crack.

O depoimento de Cariani foi acompanhado por seu advogado, e antes de se pronunciar sobre as investigações, ele afirmou que ainda não se tratava de um inquérito criminal, prometendo comentar o caso apenas ao final do depoimento.

Estavam programados para depor a sócia do influenciador, Roseli Dorth, e seu amigo, Fábio Spinola, ambos considerados peças-chave no suposto esquema.

Renato Cariani e Fábio Spinola, seu amigo e parceiro de negócios. Reprodução

Roseli Dorth, apontada como sócia-administrativa da empresa química Anidrol, de Cariani, teve o depoimento adiado pela falta de acesso ao processo, segundo a defesa. Apesar dos pedidos do Ministério Público, a Justiça manteve Cariani e os demais envolvidos em liberdade, rejeitando novamente os pedidos de prisão.

A investigação revela que Roseli, mãe de dois ex-sócios da Quimietest, antiga empresa da esposa de Cariani, estava envolvida em transações suspeitas relacionadas à venda de produtos químicos destinados à produção de crack. Fábio Spinola, apontado como amigo do influenciador, também teria participação nesse núcleo, intermediando a venda das substâncias para compradores de crack e cocaína.

As investigações contra a empresa iniciaram em 2019, quando a farmacêutica AstraZeneca informou ao Ministério Público sobre notas fiscais emitidas pela Anidrol, empresa de Cariani, referentes a movimentações de produtos químicos não reconhecidos pela AstraZeneca.

Fábio Spinola é mencionado como responsável por depósitos em espécie na conta da Anidrol, utilizando um e-mail falso em nome de um suposto funcionário da AstraZeneca para realizar negociações fictícias de compra de produtos. Além disso, Fábio é acusado de ser intermediador no fornecimento das substâncias para os compradores de drogas.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link