PF investiga ataque ao X de Janja e cumpre quatro mandados de busca nesta terça (12)

Atualizado em 12 de dezembro de 2023 às 19:15
Primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Na tarde desta terça-feira (12), a Polícia Federal está executando quatro ordens judiciais de busca e apreensão no contexto da investigação relacionada ao ataque hacker à conta de Janja da Silva na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter.

O governo expressa preocupação com a demora da plataforma X em agir contra o ataque hacker direcionado a Janja.

Os mandados foram emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo efetivados em Minas Gerais.

Conta de Janja está suspensa

A conta da primeira-dama no X está congelada desde a noite de segunda-feira, momento em que ocorreu a invasão do perfil. O hacker realizou postagens ofensivas ao presidente Lula, ao ministro Alexandre de Moraes e à própria Janja por quase uma hora, até que a PF solicitou a suspensão da conta.

A plataforma demorou uma hora e meia para remover todas as postagens ofensivas feitas pelo hacker. O conteúdo não foi deletado, mas sim “ocultado”, devido à sua relevância para a investigação da PF. A corporação contatou diretamente a antiga equipe do Twitter, assim como a Advocacia-Geral da União.

Após o ataque, a primeira-dama se manifestou sobre o incidente, destacando que é evidente que as mulheres são as principais vítimas dos ataques de ódio nas redes sociais, referindo-se ao ocorrido como algo que muitas mulheres enfrentam diariamente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link