PF investiga esquema que burlou concursos da Caixa, BB e universidades

Atualizado em 2 de outubro de 2025 às 8:37
Site do governo federal exibe informações sobre o Concurso Público Nacional Unificado – Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (2), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra uma organização criminosa acusada de fraudes em concursos públicos no país.

De acordo com as investigações, o grupo atuou no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024, conhecido como “Enem dos Concursos”, além de certames das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Até o momento, duas pessoas foram presas preventivamente, e um terceiro mandado de prisão ainda está em andamento. Segundo informações da Globo, ao menos 16 pessoas participaram das fraudes em seleções realizadas no ano passado, o que levou à exclusão de candidatos e ao afastamento de servidores que já haviam sido nomeados.

Os investigados usavam ponto eletrônico para burlar provas, falsificavam documentos e até contratavam terceiros para realizar os exames no lugar dos candidatos. Também foram levantadas denúncias de acesso antecipado a provas oficiais.

Agente da Polícia Federal – Foto: Reprodução

A operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares como sequestro de bens e afastamento de cargos públicos. As ações ocorreram em cidades da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas.

A PF informou que os acusados podem responder pelos crimes de fraude em concurso público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público. O objetivo, segundo a corporação, é reforçar a integridade e a credibilidade dos processos seletivos no Brasil.

Em nota, a Polícia Federal destacou que atua em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e com o Ministério da Gestão e Inovação para ampliar os mecanismos de fiscalização e garantir mais segurança e transparência nos concursos.