PF investiga filho do governador de MT por garimpo ilegal

Atualizado em 9 de julho de 2023 às 18:17
O governador Mauro Mendes (União) e seu filho, Luis Antônio Taveira Mendes. (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) do Mato Grosso está investigando Luis Antônio Taveira Mendes, filho de Mauro Mendes (União), governador do estado. Luis Antônio é investigado pela corporação por suposta compra ilegal de mercúrio. O elemento químico seria utilizado em garimpos localizados na região capixaba e no Pará.

A operação em questão foi nomeada de “Operação Hermes(Hg)”. Ela foi deflagrada no dia 1º de dezembro do ano passado, e revelou um gigantesco esquema de venda de mercúrio ilegal.

A ampliação do inquérito envolvendo os empresários acusados de comprar o material contrabandiado foi solicitada pela PF durante o processo de apuração. No caso de Luis Antônio, pesa a suspeita de ele ter adquirido R$ 301.9 mil em mercúrio de Edilson Rodrigues de Campos.

Edilson, através de uma empresa registrada em seu nome, teria vendido mercúrio, sem autorização legal, para a empresa Kin Mineração Ltda., companhia na qual Luis Antônio é tido como sócio-investidor.

Além do filho do governador, também é investigado o garimpeiro Valdinei Mauro de Souza, o Nei Garimpeiro, conhecido como Rei do Ouro. Ele chegou a ser alvo da operação em dezembro do ano passado, quando durante a busca e apreensão, foram apreendidos relógios, joias, e dois carros de luxo. A Justiça Federal chegou a bloquear R$ 19 milhões do empresário.

Nei Garimpeiro, conhecido como “Rei do Ouro”. (Foto: Reprodução)

Um grupo empresarial de São Paulo é sócio majoritário e administrador da Kin Mineração. E acredita que todas as transações de compra de mercúrio são regulares, disse o advogado Hélio Nishiyama, que faz a defesa da empresa do filho do governador.

A Operação Hermes (Hg) foi deflagrada para apurar e reprimir crimes contra o meio ambiente, comércio ilegal de mercúrio, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações seguem em curso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link