A Polícia Federal (PF) do Mato Grosso está investigando Luis Antônio Taveira Mendes, filho de Mauro Mendes (União), governador do estado. Luis Antônio é investigado pela corporação por suposta compra ilegal de mercúrio. O elemento químico seria utilizado em garimpos localizados na região capixaba e no Pará.
A operação em questão foi nomeada de “Operação Hermes(Hg)”. Ela foi deflagrada no dia 1º de dezembro do ano passado, e revelou um gigantesco esquema de venda de mercúrio ilegal.
A ampliação do inquérito envolvendo os empresários acusados de comprar o material contrabandiado foi solicitada pela PF durante o processo de apuração. No caso de Luis Antônio, pesa a suspeita de ele ter adquirido R$ 301.9 mil em mercúrio de Edilson Rodrigues de Campos.
Edilson, através de uma empresa registrada em seu nome, teria vendido mercúrio, sem autorização legal, para a empresa Kin Mineração Ltda., companhia na qual Luis Antônio é tido como sócio-investidor.
Além do filho do governador, também é investigado o garimpeiro Valdinei Mauro de Souza, o Nei Garimpeiro, conhecido como Rei do Ouro. Ele chegou a ser alvo da operação em dezembro do ano passado, quando durante a busca e apreensão, foram apreendidos relógios, joias, e dois carros de luxo. A Justiça Federal chegou a bloquear R$ 19 milhões do empresário.
Um grupo empresarial de São Paulo é sócio majoritário e administrador da Kin Mineração. E acredita que todas as transações de compra de mercúrio são regulares, disse o advogado Hélio Nishiyama, que faz a defesa da empresa do filho do governador.
A Operação Hermes (Hg) foi deflagrada para apurar e reprimir crimes contra o meio ambiente, comércio ilegal de mercúrio, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações seguem em curso.
Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link