Destaques

PF investiga filiação de Lula a partido de Bolsonaro com dados falsos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou à Polícia Federal (PF) a investigação de indícios de crime no caso em que uma pessoa se passou pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para filiá-lo ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo informações do Globo.

Lula, fundador e principal integrante do PT, formalmente desligado do partido desde 15 de julho de 2023, teve seu suposto ingresso no partido adversário comunicado à Corte Eleitoral.

Após uma apuração interna, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, determinou a apuração do caso pela PF. Devido à falsa filiação em seu nome, Lula passou a integrar os quadros do PL em São Bernardo do Campo, cidade do ABC paulista onde possui residência.

“Considerando a existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral, encaminhem-se cópia dos presentes autos ao diretor-geral da Polícia Federal para adoção de todas as providências cabíveis que deverão, oportunamente, ser informadas a este Tribunal Superior Eleitoral”, escreveu Moraes na decisão.

O TSE afirmou em nota que há claros indícios de falsidade ideológica. Moraes reafirmou o vínculo formal de Lula com o PT, cancelou o login responsável pela inclusão da informação falsa e solicitou a apuração do caso.

A investigação interna descartou a possibilidade de ataque ao sistema ou falha na programação, identificando o uso de credenciais válidas para o registro da falsa filiação. Segundo o TSE, a inclusão foi realizada pelo login da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao PL.

Lula aparece como filiado ao PL — Foto: Divulgação

Costa Neto, presidente da legenda, minimizou o ocorrido, chamando-o de “grande bobagem” e sugerindo que a filiação foi feita por um hacker. O TSE identificou que o login da advogada realizou mais de 75 mil ações no sistema, indicando possível uso por várias pessoas ou robôs.

“Está na cara que a filiação foi feita por algum hacker. Vamos pedir investigação também à PF. Em outubro, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) apareceu absurdamente como filiado ao PT. As informações da nossa advogada aparecerem como autora da suposta filiação é um fato normal, porque ela está credenciada junto ao TSE para consolidar as filiações em nível nacional”, afirmou Costa Neto.

O sistema Filia, utilizado pelos partidos para fornecer informações sobre seus filiados, tem como procedimento que a alteração de filiação seja realizada pelo próprio partido mediante um representante, acessando o sistema com senha pessoal.

O TSE observa ainda que o cadastramento é feito pelos presidentes nacionais de cada legenda, que podem cadastrar usuários nacionais e locais de acordo com as regras internas de cada partido.

“A alteração de qualquer filiação partidária de um eleitor só pode ser feita pelo próprio partido que está providenciando a filiação, mediante um representante desse partido que acessa o sistema Filia com uma senha pessoal”, disse o TSE em nota.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Yurick Luz

Recent Posts

É estranho ver grandes empresas pedindo dinheiro para as vítimas da tragédia. Por Moisés Mendes

Grandes empresários, que se apresentam como heróis e são aplaudidos pela extrema direita, são na…

1 hora ago

Tarcísio usou ação contra PCC para tentar acelerar privatização da Sabesp; entenda

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) teria utilizado a Operação Fim da Linha como uma…

1 hora ago

Violência contra pessoas LGBTQIA+ dispara 970% em SP, diz estudo

Um estudo realizado pelo Instituto Pólis revelou um aumento alarmante de 970% nos casos de…

2 horas ago

Mujica fala sobre tumor no esôfago e desafios da esquerda na América Latina: “Tempo de impasse”

O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, 88, durante entrevista à Folha de S.Paulo, na quarta-feira…

2 horas ago

Justiça manda júri 14 PMs da Rota acusados da morte de 2 e simulação de tiroteio

A Justiça de São Paulo determinou que 14 policiais militares da Rota, a tropa de…

3 horas ago

Após tragédia, RS poderá ficar 2 anos sem pagar dívida, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista ao G1 no domingo (12), revelou uma…

3 horas ago