PF investiga reunião de Torres para verificar se Bolsonaro ordenou bloqueio de estradas

Atualizado em 9 de agosto de 2023 às 19:09
Anderson Torres e Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

A Polícia Federal investiga uma reunião do então ministro da Justiça Anderson Torres que ocorreu em 19 de outubro de 2022 para verificar se a ordem de bloquear estradas no segundo turno das eleições partiu de Jair Bolsonaro. Os agentes responsáveis pelo caso definiram o episódio como prioridade para as apurações. A informação é da coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo.

O objetivo de investigadores é descobrir o que aconteceu na reunião e apurar qual foi o papel do ex-presidente na coordenação e no planejamento dos bloqueios de estrada utilizados para atrapalhar a circulação dos eleitores de Lula na ocasião.

Na data, estiveram no gabinete de Torres o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques; o diretor de inteligência da corporação, Luís Carlos Reischak; a diretora de inteligência do Ministério da Justiça, Marília Alencar; e integrantes da cúpula da Polícia Federal.

Ele queria fazer com que todos os órgãos subordinados ao ministério participassem dos bloqueios. A alegação era que as operações serviriam para combater a compra de votos no segundo turno.

Investigadores possuem dados e imagens que mostram quem estava na reunião com Torres e o que foi discutido na ocasião. Marília Alencar também será ouvida na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de janeiro para prestar esclarecimentos sobre o encontro. Agentes da PF que estiveram no encontro também serão convocados.

A corporação também quer apurar a viagem do ministro da Justiça à Bahia no dia 25 de outubro, quando foi ao estado com o diretor-geral da PF, Márcio Nunes, e seu secretário-executivo, o brigadeiro Antonio Lorenzo. Na ocasião, Torres se reuniu com o superintendente local da PF, Leandro Almada, e seus dois assessores diretos para passar pessoalmente a ordem para bloqueios de estradas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.