PF obtém bloqueio de conta invadida de Janja no X

Atualizado em 11 de dezembro de 2023 às 23:41
A primeira-dama, Janja da Silva. Foto: Agência Brasil

A conta no Twitter da primeira-dama, Janja Lula da Silva, foi bloqueada após ser invadida por um ataque na noite de segunda-feira (11). O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos, confirmou que o bloqueio ocorreu a pedido da instituição, que já está conduzindo uma investigação sobre o incidente.

A invasão à conta de Janja ocorreu por volta das 21h30, momento em que o invasor fez postagens ofensivas dirigidas à própria Janja, ao presidente Lula e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

A conta de Janja no Twitter conta com mais de 1 milhão de seguidores. Até as 22h45, o perfil da primeira-dama ainda estava ativo, mas todas as publicações haviam sido removidas.

Ao ser contatado, o diretor-geral esclareceu que o acesso ao perfil foi bloqueado e que a desativação ocorrerá em breve, após a preservação dos dados.

Andrei Passos assegurou que a PF está agindo prontamente no caso, conduzindo uma investigação preliminar que deve resultar na abertura de um inquérito em breve.

A assessoria da primeira-dama informou que entrou em contato com a PF e acionou o suporte do Twitter.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, assegurou que os responsáveis pela invasão serão identificados e responsabilizados, incluindo aqueles que compartilham e comentam propagando ódio, preconceito e violência.

Pimenta publicou no Twitter: “Os covardes que compartilham e comentam destilando seu ódio, preconceito e violência também serão identificados.”

A Secom emitiu uma nota repudiando a invasão, enfatizando que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para combater crimes, discursos misóginos, ódio e intolerância nas redes sociais.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link