PF prende major da reserva que liderou acampamento golpista em Brasília

Atualizado em 23 de março de 2023 às 12:25
O major da reserva Cláudio Mendes dos Santos em acampamento golpista no QG do Exército de Brasília. Foto: Reprodução

Cláudio Mendes dos Santos (49), major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) foi preso pela Polícia Federal nesta quinta (23). Ele liderou acampamento golpista em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília por mais de 2 meses. A informação é da coluna Na Mira no Metrópoles.

O major fugiu do acampamento após os ataques terroristas de 8 de janeiro e chegou a comemorar no WhatsApp: “Ainda não tô preso”. Ele foi detido hoje em Riacho Fundo (DF).

Segundo investigações, ele teria ensinado táticas de guerrilha para os participantes do acampamento, usando seu título de PM para endossar discursos a favor de uma intervenção militar. Cláudio era um dos líderes que mais discursava no palco montado em caminhão no QG e chegou a levar seu filho de 8 anos para o acampamento.

Ele foi investigado por crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

O oficial ainda teria ganhado dinheiro com o acampamento bolsonarista. No dia da posse do presidente Lula, Cláudio causou uma discussão entre os golpistas, que reclamaram que ele estava pedindo dinheiro e diziam que “só quer saber de Pix”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link