PF quer ouvir Valdemar sobre “minuta do golpe”

Atualizado em 31 de janeiro de 2023 às 18:50
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) pediu nesta terça-feira (31) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para tomar o depoimento do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Recentemente, o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse em entrevista ter recebido ‘várias’ minutas golpistas para reverter o resultado da eleição presidencial.

O pedido foi encaminhado dentro de um inquérito que investiga a suposta omissão de autoridades do Distrito Federal frente aos atos terroristas de 8 de janeiro. Durante busca e apreensão na residência do ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, foi apreendido uma minuta de um decreto que estabeleceria estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em ofício enviado a Moraes, o delegado Raphael Soares Astini ressaltou que Valdemar “disse que chegou a receber várias propostas, documentos que supostamente poderiam questionar/alterar no TSE o resultado eleitoral e que teve o cuidado de triturar tais documentos”.

“Por tratar-se de Inquérito Policial em trâmite no Supremo Tribunal Federal, submeto a Vossa Excelência para deliberação quanto autorização para se realizar a oitiva do Sr. Valdemar Costa Neto em relação aos fatos apurados na presente investigação”, diz um trecho do ofício.

Durante entrevista ao jornal O Globo, na última sexta-feira (27), Valdemar disse que chegou a receber sugestões para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas que ele teve “o cuidado de triturar”.

“Nunca comentei, mas recebi várias propostas, que vinham pelos Correios, que recebi em evento político. Tinha gente que colocava [o papel] no meu bolso, dizendo que era como tirar o Lula do governo. Advogados me mandavam como fazer utilizando o artigo 142, mas tudo fora da lei. Tive o cuidado de triturar”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link