PF recomenda colete e carro blindado para posse de Lula

Atualizado em 31 de dezembro de 2022 às 16:47
Lula na posse de 2006
Foto: Reprodução

A Polícia Federal recomendou ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que toma posse neste domingo, (1º), usar colete à prova de bala e um carro blindado, no lugar do tradicional Rolls-Royce, em desfile na Esplanada dos Ministérios.

A sugestão do esquema inédito de segurança ocorre diante do clima de tensão que marca a cerimônia, por causa de atos terroristas registrados nas últimas semanas.

Com expectativa de receber cerca de 300 mil pessoas, Brasília está lotada e a rede hoteleira com praticamente 100% de ocupação. Para evitar qualquer tipo de ocorrência na região central da cidade, onde se dará a programação, foram mobilizadas todas as forças de segurança do governo do Distrito Federal.

Ao todo, a mobilização poderá envolver até 8 mil agentes. Sem incluir o contingente da Polícia Militar e do Exército, o policiamento na Esplanada e na Praça dos Três Poderes terá 1.500 integrantes, com mil policiais federais, 300 policiais civis e 150 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Haverá também reforço aéreo com helicópteros da PM, que, por questões de segurança, não informou o total de militares a serviço durante o dia.

O Centro Integrado de Operações de Brasília, uma base de alta tecnologia que realiza o monitoramento por câmeras de vídeos e drones, vai policiar toda a área, em tempo real, para identificar qualquer movimentação suspeita.

A maior concentração dos agentes será na Esplanada, onde será realizado o Festival do Futuro, com dezenas de shows previstos para começar às 11 horas e seguir até a madrugada de segunda (2).

A preocupação com a segurança da posse se dá em virtude dos últimos episódios de violência registrados na capital federal. No último sábado (24), o bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa tentou explodir uma bomba em uma área próxima ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Ele confessou o ato e afirmou que sua motivação foi ideológica e voltada para iniciar o “caos”.

O bolsonarista foi autuado por terrorismo e a Justiça determinou a prisão dele por tempo indeterminado. Em depoimento, ele afirmou que fez o transporte de seu arsenal de armas em um carro do Pará até Brasília e que, se fosse parado pela polícia, justificaria que as armas eram para uso em clube de tiro.

Por questões de segurança, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, proibiu o porte e uso de armas até o dia 2 de janeiro. As regras e todo o aparato de segurança foram adotados para garantir a segurança na posse.

Para evitar a superlotação na Praça dos Três Poderes, foi estabelecido um limite de 40 mil pessoas, com forte esquema de revista e entrada permitida até as 12h30. Os demais, porém, deverão ter oportunidade de ver o presidente e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, no desfile de carro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link