PGR dará curso sobre democracia aos réus do 8 de janeiro para “tirá-los da alienação”

Atualizado em 15 de setembro de 2023 às 12:23
Atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília
Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai obrigar os réus do 8 de janeiro a comparecerem a um curso sobre democracia, Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. As aulas serão presenciais e vão durar por cerca de dez meses. A informação é da coluna de Carolina Brígido no UOL.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos afirmou que a participação no curso será oferecida aos réus na próxima semana nos acordos de não persecução penal. Não haverá prova ao final das aulas, mas uma autoridade vai verificar a frequência de cada um deles no curso.

“A ideia é despertar essas pessoas, mostrar que o golpe de Estado não é uma coisa boa para o Brasil. O objetivo é abrir a cosmovisão dessas pessoas e tirá-las da alienação”, afirmou o subprocurador. Os réus precisarão confessar os crimes cometidos se quiserem assinar o acordo.

Advogados de cerca de 200 réus acusados de participar do ataque terrorista já entraram em contato com a PGR para manifestar interesse no acordo. O benefício deve ser oferecido a cerca de 1.156 denunciados que tiveram penas inferiores a quatro anos de prisão.

Quem assinar o acordo vai evitar processo judicial e não será julgado ou preso, mas será submetido a medidas restritivas como uso de tornozeleira eletrônica, entrega de passaporte e necessidade de se apresentar periodicamente a um juiz. Se os termos forem cumpridos, os denunciados também não perderão a condição de réu primário.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.