PGR denuncia 5 terroristas que atacaram o STF

Atualizado em 18 de janeiro de 2023 às 20:10
Bolsonaristas invadem salas do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF)
Foto: Reprodução/Ed Alves/CB D.A. Press

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou cinco terroristas que atacaram o Supremo Tribunal Federal (STF) no ataque do dia 8 de janeiro. Dos cinco bolsonaristas, quatro foram presos em flagrante dentro do prédio da Corte na ocasião. A informação é do jornal O Globo.

O quinto denunciado foi flagrado segurando uma réplica da Constituição Federal que ficava exposta no Supremo, item que foi posteriormente recuperado e devolvido.

A PGR apontou prática dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União, furto qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

“Como quatro dos cinco denunciados foram detidos dentro da sede do STF, no momento em que os atos de vandalismo ainda eram praticados, a individualização da conduta de cada um e a coleta das provas foram agilizadas, possibilitando a apresentação das primeiras denúncias apenas cinco dias após os ataques”, disse a PGR.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos é o responsável pela assinatura das denúncias. Ele é coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, criado na última semana para atuar contra os terroristas.

Na segunda (16), a procuradoria já havia denunciado 39 bolsonaristas que atacaram o prédio do Senado Federal no último dia 8.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.